Região Sudeste
Santos: relatório sobre ligação seca entra no processo de desestatização
Estudo aponta a travessia conectando Outeirinhos, em Santos, e Vicente de Carvalho, em Guarujá, como a alternativa mais viável
Relatório que indica a ligação seca entre a região de Outeirinhos (Santos) e o distrito de Vicente de Carvalho (Guarujá) como a alternativa mais viável foi anexado à documentação da desestatização da Santos Port Authority (SPA), na sexta-feira pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O documento foi elaborado pela Bureau da Engenharia (BEN), com base em critérios elencados pela Autoridade Portuária.
Trata-se de um estudo de demanda que reúne projeções e análises de tráfego considerando automóveis, caminhões, pedestres e ciclistas, tendo como referência o ano de 2019, cenário anterior à pandemia de Covid-19.
“O presente relatório é parte integrante dos estudos técnicos para subsidiar a implantação e a exploração de uma ligação viária seca entre os municípios de Santos e Guarujá, os quais foram desenvolvidos em consonância com o edital de Chamamento Público para Recebimento de Doações de Estudos Portuários Nº 04/2021 da Santos Port Authority, de 06 de abril de 2021”, diz a nota de introdução anexada ao documento do qual o BE News teve acesso.
No estudo, foram analisadas e comparadas três possíveis alternativas locacionais para a instalação de uma travessia seca ligando as duas margens do estuário, onde está localizado o Porto de Santos. São elas: Barnabé – ligação Saboó (Santos insular) à Ilha de Barnabé (Santos Continental), ao norte do estuário; Vicente de Carvalho – ligação Outeirinhos (Santos insular) à Vicente de Carvalho (Guarujá), na seção intermediária do estuário; Ponta da Praia – ligação da região da Ponta da Praia (Santos insular) à Avenida Adhemar de Barros (Guarujá), ao sul do estuário.
O relatório, que tem 66 páginas, “tem como objetivo específico auxiliar a tomada de decisão quanto à localização da instalação da pretendida ligação seca através da estimativa dos volumes captáveis de tráfego para cada alternativa no ano de referência (ano-base) de 2019 (anterior à pandemia de Covid-19), bem como a resposta de cada uma delas a um conjunto de indicadores de eficiência”.
“Diante de todo o exposto e, ressalvadas as condições e limitações analíticas pertinentes a este estudo, a alternativa que melhor atende ao conjunto global de critérios elencados pela Santos Port Authority no ano-base é a ligação entre os bairros de Outeirinhos (Santos insular) e Vicente de Carvalho (Guarujá)”, aponta a BEN no relatório.
“Seja pelo seu potencial de receitas (não muito distante da melhor alternativa), seja pelo seu desempenho médio nos indicadores de mobilidade, fluidez e captação do tráfego atual de balsas, o desempenho médio da alternativa Outeirinhos-Vicente de Carvalho no conjunto global de indicadores a coloca como a localização mais favorável a contemplar a travessia Santos-Guarujá na hipótese de substituição e/ou desativação dos atuais serviços de balsas, barcas e catraias que hoje transitam pelo Estuário de Santos. Assim, embora as simulações para essa alternativa tenham sido geradas considerando a coexistência do sistema de balsas na Ponta da Praia, essa alternativa possui características que permitiriam absorver a integridade daquele fluxo de veículos na eventualidade de uma decisão pela desativação daquela travessia aquaviária. Ressalta-se, contudo, que essa eventual desativação traria grandes prejuízos ao fluxo de pedestres e ciclistas que atualmente utilizam-se do modal para suas viagens entre Santos e Guarujá”, considerou a empresa especializada.