domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Durante participação no Meta BE, Marcelo Ribeiro disse que práticos de Santos também acompanharão as simulações na USP (Reprodução/Meta BE)

Região Sudeste

Santos: terminais de contêineres farão simulado para navios de até 366 m

28 de outubro de 2022 às 11:45
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Manobras e condições de navegação serão simuladas no Tanque de Provas Numérico (TPN), da Escola Politécnica da USP

Os três terminais de contêineres do Porto de Santos — Santos Brasil (Tecon Santos), Brasil Terminal Portuário (BTP) e DP World —, realizarão simulações para a entrada de navios de 350 a 366 metros de comprimento, com calado máximo de 14,50 metros, na próxima quinta-feira, dia 3, no Tanque de Provas Numérico (TPN), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). 

De acordo com a Poli/USP, o Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) reproduz todas as condições de navegação e manobras de navios, e, dessa forma, comandante e prático são orientados, de antemão, sobre como o navio vai se comportar durante a atracação real. 

Em sua participação no programa Meta BE, na última quarta-feira, o diretor de Operações da Santos Port Authority (SPA), Marcelo Ribeiro, disse que o Porto de Santos obteve, em fevereiro do ano passado, a aprovação da autoridade marítima para a entrada de navios de 350 a 366 metros. “No dia 3, esses terminais levarão essa demanda da Autoridade Portuária, para essa classe de navios, para que a gente possa usar o calado máximo de 14,50 metros, porque o estudo atual prevê a entrada até 14,20 metros”, afirmou.  

Segundo Ribeiro, práticos de Santos também acompanharão as simulações na USP. Os dados obtidos serão compilados em um relatório. “É feito um relatório que é submetido à aprovação da autoridade marítima que, a partir daí, homologa esse tipo de navio para entrar no Porto de Santos”, explicou Ribeiro. 

Apresentador do Meta BE, o diretor de Redação do BE News, Leopoldo Figueiredo, perguntou ao diretor de Operações da SPA para quando ele aguarda a emissão do relatório. “Estamos bastante esperançosos que essa ratificação da autoridade marítima venha a ocorrer ainda este ano”, declarou. 

CMA CGM Vela

Outro destaque do programa foi a atracação do porta-contêiner CMA CGM Vela, no Tecon Santos, que ocorreu na segunda-feira. É o maior navio em comprimento a escalar no cais santista. 

“O acontecimento foi uma coroação de um treinamento iniciado em 2017”, declarou o diretor superintendente da Praticagem de São Paulo, comandante Hermes Bastos Filho, que também participou do programa. 

A gerente de Planejamento Operacional da Santos Brasil, Evelyn Lima, contou que o Vela, com capacidade para 11.200 TEU, atracou com 10 mil TEU, calado de 11,60 metros e descarregou cerca de 1.600 contêineres, sendo 1 mil cheios e 600 vazios. O navio deixou o Tecon Santos na quarta-feira com mais mil contêineres embarcados e calado de 12,60 metros. 

Evelyn disse que foram três meses de preparação para receber o Vela. “A Santos Brasil tem dimensão de cais para atender até três navios de 366 metros (comprimento), um pouco maior do que o CMA CGM Vela. Temos três meses programando essa manobra em conjunto com a Praticagem, SPA, Capitania dos Portos e USP, acompanhando esse momento histórico para o porto e para toda a economia regional”, afirmou.  

O CMA CGM veio do Porto de Kingston, na Jamaica, para onde retornará.

Compartilhe:
TAGS