No primeiro semestre deste ano, foram movimentadas no Porto de São Sebastião 760 mil toneladas. São 57% a mais do que o volume registrado no mesmo período de 2023 (Foto: Divulgação)
Região Sudeste
São Sebastião abre licitação para serviços de dragagem no porto
Objetivo é que empresa vencedora restabeleça profundidade de 10 metros na área de atracação
A Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo o edital de licitação referente a contratação dos serviços de dragagem do Porto de São Sebastião. A obra prevê a retirada de sedimentos do fundo do berços de atracação e da bacia de manobra, o que vai aumentar o calado operacional dos navios, permitindo, assim, o transporte de maior volume de cargas.
Segundo a Autoridade Portuária, o objetivo das obras é restabelecer a profundidade do berço de atracação principal, do berço interno e do seu entorno, visando reforçar a segurança das operações portuárias e otimizar a navegação marítima.
Nos serviços de dragagem, serão retirados sedimentos do leito marinho, como lama, areia e pequenas rochas que se acumulam no canal aquaviário devido aos ventos, correntezas, chuva e outros eventos climáticos.
Podendo chegar a 25 metros de profundidade, o canal de acesso ao Porto de São Sebastião possui um dos maiores calados do Brasil, se tornando um atrativo para as embarcações de grande porte, podendo operar grandes volumes de carga.
Neste cenário, é importante a realização da manutenção periódica da profundidade na área de atracação, que é menor por estar perto da costa. Atualmente, essa profundidade chega a 8,70 metros. Por este motivo é fundamental contratar o serviço de dragagem de manutenção.
De acordo com a Autoridade Portuária, a empresa vencedora da licitação terá a obrigação de restabelecer a profundidade mínima de 10 metros e retirar um volume de 34.588,37 metros cúbicos – o equivalente a mais de 2 mil caminhões cheios. O prazo previsto para a execução é de cinco meses.
Para que a manutenção da profundidade aconteça, são realizadas medidas de mitigação, como o monitoramento ambiental. As obras e o acompanhamento são aprovados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
As propostas das empresas interessadas serão recebidas pela companhia no dia 15 de janeiro de 2025, às 9h, em sessão pública. O Regulamento Interno de Licitações e Contratos da CDSS está disponível no site da companhia.
No primeiro semestre de 2024, a movimentação de cargas em São Sebastião bateu seu recorde histórico. Ao todo, foram movimentadas 760 mil toneladas, 57% mais que no mesmo período de 2023.
Os principais produtos de importação são: barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais. Já para exportação são: açúcar, peças, máquinas e equipamentos, coque de petróleo, produtos siderúrgicos e cargas gerais.