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O presidente do Porto de São Sebastião, Ernesto Sampaio foi um dos debatedores do painel que teve como tema boas práticas em gestão de ativos de infraestruturaCrédito: Divulgação/Brasil Export

Região Sudeste

São Sebastião quer sanar gargalo no acesso ao porto com ‘rodovia particular’

6 de setembro de 2023 às 9:27
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Presidente da Companhia Docas comentou sobre nova alça viária da Tamoios que cairá direto no cais

O Porto de São Sebastião, localizado no Litoral Norte de São Paulo, espera concluir até o final do ano que vem o novo acesso rodoviário a partir da Rodovia dos Tamoios, importante modal viário que faz ligação do interior do Estado com os municípios do Litoral Norte. Segundo o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, que é ligada ao Governo do Estado de São Paulo, Ernesto Sampaio, o novo viário funcionará como uma rodovia particular que dará acesso ao porto.

Sampaio foi um dos debatedores do painel que teve como tema boas práticas em gestão de ativos de infraestrutura, que ocorreu dentro da programação do Sudeste Export, fórum regional de Infraestrutura, Logística e Transportes, que em 2023 foi realizado em Belo Horizonte.

De acordo com o presidente, o Porto de São Sebastião monitora com bastante atenção o contorno sul da Rodovia dos Tamoios, que teve suas obras de duplicação e melhorias na pavimentação completas ao acesso para Caraguatatuba. Sampaio explicou que o trecho Sul contará com três novas alças de acesso, sendo que uma delas será especificamente para o tráfego de veículos em direção ao porto.

“Trata-se de um ativo importante. A partir de dezembro do ano que vem, o Porto de São Sebastião terá uma rodovia praticamente particular, ou seja, uma alça rodoviária que vai entregar veículos dentro do porto. Essa obra está em andamento, e estamos nos preparando para isso. Não adianta entregar a alça e o porto não estar preparando para atender essa demanda”, analisou.

Sampaio disse que foi solicitado junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), recursos adicionais para que o cais pudesse fazer obras de preparação e adequação para poder receber essa nova alça viária diretamente da Tamoios.

“Ano que vem esse principal gargalo o porto não vai ter mais. Teremos uma rodovia de extrema qualidade, que vai entregar dentro do nosso cais. Isso é muito importante”, classificou.

Durante o mês de março, São Sebastião foi o município mais atingido por um temporal durante o período do Carnaval, ocasionando mortes, e diversas ocorrências de deslizamentos e desmoronamentos de terra nas principais rodovias estaduais que cortam a cidade.

Rodovias como a própria Tamoios e também a Rio-Santos, tiveram trechos bloqueados devido a ocorrências de deslizamentos. Durante os meses seguintes, foi preciso um trabalho em conjunto entre Governo do Estado e Governo Federal para a recuperação dessas estradas e retomar o fluxo de veículos que trafegam pela região.

Acessos aquaviários

Outro ativo importante, que prevê melhorias no futuro em São Sebastião, Sampaio destacou que investimentos estão sob análise no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para um projeto da Autoridade Portuária de um novo berço de atracação, que aumentaria a profundidade do canal.

“Temos um calado modesto em comparação com outros portos, de 9,1 metros. Mas trata-se de uma região que, com os investimentos adequados e a construção de um novo berço, podemos chegar a 20 metros. Um canal alto e dragado, que vai permitir que o porto alcance um grau de sofisticação bastante alto”, comentou.

O presidente da Companhias Docas analisou que o aprofundamento do Canal colocaria o Porto de São Sebastião em uma situação bastante vantajosa em comparação com outros portos.

Descontos

Um dos assuntos debatidos no painel envolveu as tarifas portuárias, que o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Almirante Lima Filho classificou como uma das grandes preocupações da agência reguladora. Em São Sebastião, o desconto tarifário foi, inicialmente, sobre as cargas de projeto, que não precisam ser unitizadas.

“São cargas especiais pelo seu volume e pelo seu peso, e percebemos a oportunidade de aplicar um grande pacote de descontos. Essa tarifa reduzida foi aprovada pelo conselho e publicada no Diário Oficial, e a gente já percebe operadores portuários interessados em movimentar cargas de projeto em São Sebastião porque conseguimos alcançar índices de até 70% de descontos”, disse.

O Sudeste Export foi uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

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TAGS Litoral Norte de São Paulo. rodovia particular São Sebastião