BR-101: o novo corredor rodoviário se apresenta como uma alternativa à rodovia federal, e visa reduzir o tráfego de veículos e veículos de carga entre Florianópolis e a região Norte (Divulgação/Dnit)
Região Sul
SC autoriza início de projeto para construção de nova rodovia no Litoral
Denominado de Via Mar, corredor estadual vai beneficiar tráfego de veículos aos portos do estado
O Governo de Santa Catarina autorizou o início do projeto para viabilizar a construção de uma rodovia estadual paralela à BR-101, no litoral catarinense. Denominado Via Mar, o novo corredor rodoviário se apresenta como uma alternativa à rodovia federal, e tem como objetivo reduzir o tráfego de veículos e veículos de carga entre Florianópolis e a região Norte do estado.
O novo corredor litorâneo terá 145 quilômetros de estrada, entre os municípios de Joinville e Biguaçu, fazendo a conexão da cidade mais populosa do estado com o Contorno Viário de Florianópolis.
A assinatura, ocorrida nesta semana, representa a fase de planejamento, que inclui estudos de impactos ambientais e traçado técnico. A obra foi dividida em cinco lotes, sendo que a ordem de serviço dos projetos executivos são para quatro lotes, que vão de Joinville até Itajaí.
Na solenidade, o governador Jorginho Mello (PL) destacou que a nova rodovia terá papel fundamental para impulsionar toda a cadeia logística de Santa Catarina, beneficiando indústrias e portos.
“Nós estamos aplicando mais de R$ 3 bilhões para melhorar a nossa malha viária de Santa Catarina. E hoje esse lançamento é mais um grande avanço do nosso governo, trazendo essa nova rota pela Via Mar, sendo uma alternativa para se deslocar da Grande Florianópolis até Joinville. Aqui é o primeiro passo para a realização dos projetos executivos dessa obra que trará um grande avanço para Santa Catarina, principalmente na logística e no transporte de cargas”, destacou o governador.
A previsão é que a construção da Via Mar seja iniciada após a conclusão dos projetos e autorizações das licenças ambientais através de uma parceria público-privada (PPP).
A BR-101, no trecho de Santa Catarina, é considerada uma das principais rodovias em termos de tráfego de veículos no estado, e vem sofrendo com importantes gargalos, principalmente no conflito entre veículos de passeio e veículos de carga que acessam os portos catarinenses.
Impactos
A Via Mar é projetada para desafogar o trânsito da BR-101, oferecendo uma nova rota para escoamento de produtos. Além disso, de acordo com dados da Secretaria de Estado do Planejamento, a região concentra 60% da população catarinense.
A expectativa é que a Via Mar tenha impacto direto no transporte de produtos industriais, agrícolas e pesqueiros, além de promover o turismo ao facilitar o acesso a diversos destinos do litoral catarinense.
A previsão é que a nova rodovia melhore o fluxo de caminhões que abastecem os portos de Itajaí e São Francisco do Sul, reduzindo custos e tempo de deslocamento para as empresas.