A obra está prevista para começar em 2026 e o empreendimento teria 580 metros de extensão, seis pistas para veículos e será instalado entre 23 e 29 metros abaixo do leito do rio Itajaí-Açu. Foto: Divulgação/Governo de SC
Região Sul
Governo de SC também estuda implantar túnel subaquático
Obra deve começar em 2026 e solucionar problemas de mobilidade entre Itajaí e Navegantes
Assim como São Paulo, o governo de Santa Catarina também está estudando construir um túnel subaquático para resolver problemas de mobilidade entre Itajaí e Navegantes, no litoral norte estado.
A obra está prevista para começar em 2026 e o empreendimento teria 580 metros de extensão, seis pistas para veículos e será instalado entre 23 e 29 metros abaixo do leito do rio Itajaí-Açu. A região abriga o segundo maior complexo portuário do Brasil em movimentação de contêineres (Itajaí e Navegantes) e está posicionada às margens da BR-101 e próxima aos principais polos econômicos do Sul e Sudeste. Mas mesmo neste cenário, enfrenta desafios de transporte.
O túnel faz parte do Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (Promobis), um amplo projeto de mobilidade orçado em US$ 340 milhões (R$ 2,07 bilhões), em uma PPP (parceria público-privada) entre a CIM-AMFRI, com apoio do Banco Mundial e o governo catarinense, que assinou em outubro um protocolo de intenções para aportar US$ 24 milhões.
A construção será feita com módulos pré-fabricados, que serão submersos e selados sob o canal de navegação que conecta os portos das duas cidades. O governo do estado será responsável pelo edital da obra para contratação da empresa que fará a construção, orçada em US$ 180 milhões.
Estão previstas três faixas de tráfego em cada direção, sendo uma destinada ao transporte rápido por ônibus (BRT) e áreas de circulação para pedestres e ciclistas.
A região abriga cerca de 720 mil pessoas, sendo 264 mil em Itajaí e 86,4 mil em Navegantes, mas o número de habitantes na alta temporada de verão chega a quase 1,4 milhão.
Santos-Guarujá
São Paulo também implantará um túnel submerso conectando as cidades de Santos e Guarujá. O equipamento terá 1,5 km de extensão a 21 metros de profundidade. A obra é orçada em R$ 6 bilhões, oriundos de uma PPP, e tem previsão de conclusão para 2028.