HUB
Seca ameaça fábricas da Zona Franca de Manaus
A seca recorde que afeta a Região Norte do Brasil ameaça as fábricas da Zona Franca de Manaus (AM), onde está a maior parte da produção de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e motos do País. Com a redução do nível d´água nos rios e restrições à navegação aumentando, os navios não conseguem chegar ou deixar a capital do Amazonas. Como resultado, os estoques das fábricas vêm aumentando.
Até agora, as linhas de produção não foram interrompidas. Mas sem previsão de normalização e com as condições logísticas piorando, algumas fábricas já estudam dar férias coletivas.
Segundo empresários locais, o risco de faltar produtos para a Black Friday, que ocorre no final deste mês, está descartado. Mas o nível d´água precisa ser recuperado e as condições de navegação, retomadas, para garantir as entregas de Natal.
Dirigentes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulador do setor, e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vão se reunir na próxima sexta-feira, dia 20, para formar um comitê de crise sobre a estiagem da Região Norte.