sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

SEM CATEGORIA

Seca no Norte: Superterminais retoma operações após 32 dia parado

21 de outubro de 2023 às 19:24
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Navio com 137 contêineres atracou na instalação no final da tarde deste sábado

Após 32 dias sem movimentar cargas, devido à seca que atinge a região amazônica, o terminal privado da SuperTerminais no Porto de Manais (AM) retomou suas operações na noite deste sábado. No final desta tarde, atracou na instalação o navio Izmir, da armadora MSC, com 137 contêineres para desembarcar e 172 para embarcar.

A forte estiagem que afeta o Norte do Brasil nas última semanas acabou reduzindo intensamente o nível dos rios, restringindo a navegação. Como resultado, o Porto de Manaus, um dos mais afetados, tem os pátios de seus terminais lotados de carga, mas não consegue embarcá-las pois os cargueiros não conseguem chegar lá como tradicionalmente faziam.  O Izmir conseguir atracar no terminal amazonense graças a suas dimensões. Trata-se de um navio de 157 metros de comprimento – normalmente, a instalação recebe cargueiros com comprimento de 220 a 250 metros – ou seja, de menor porte, que consegue navegar com um calado (altura da parte do casco que fica submersa) de 5,9 metros, conseguindo trafegar mesmo com o baixo nível dos rios, explicou o diretor da SuperTerminais, Marcelo Di Gregório, em entrevista exclusiva ao BE News.

Segundo informações da SuperTerminais, a carga a ser desembarcada é de insumos para a Zona Franca de Manaus e representa 10% da capacidade do navio. É uma quantiddade que pode ser transportada em uma balsa, mas com um navio, há uma maior velocidade na viagem.

A crise hídrica no Norte e o período sem operações da instalação da Superterminais foram destacados por Marcelo Di Gregório durante sua participação no Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph), na última terça-feira, em Brasília. O Enaph integrou a programação do Brasil Export 2023 – Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, maior evento de debates sobre portos e transportes do País e que tem o BE News como mídia oficial.

A fala de Di Gregório pode ser conferida no vídeo a seguir (aos 34 minutos e 55 segundos da gravação).

 

Compartilhe:
TAGS Amazônia Manaus Região Norte seca Superterminais