sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, disse que o país é representado pela agência como membro da Pianc desde 2007, mas como ainda não havia uma sede da associação no paísCrédito: Divulgação/Brasil Export

Brasil Export

Seção da Pianc no Brasil é lançada no Brasil Export

Atualizado em: 26 de outubro de 2023 às 11:50
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Agora, empresas brasileiras podem se associar e ter acesso a consultorias técnicas sobre infraestrutura

A seção nacional da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário – Pianc (World Association for Waterborne Transport Infrastructure) foi oficializada no último dia 17, dentro da programação do fórum Brasil Export, em Brasília.

Com isso, empresas brasileiras já podem se associar e ter acesso a consultorias técnicas sobre infraestrutura portuária, bem como participar de discussões globais sobre temas que fazem parte do segmento.

O cerimônia de lançamento do departamento no Brasil contou com a participação de Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Mariana Pescatori, secretária nacional de Portos e Transportes Aquaviários; e Luiz Fernando Garcia, presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) e da Portos do Paraná.

De acordo com eles, por meio do compartilhamento de conhecimento técnico especializado internacional e da interação entre autoridades e instituições públicas e privadas em escala global, a Pianc no Brasil vai contribuir para o crescimento do transporte aquaviário nacional.

Para se associar, as empresas interessadas devem procurar a Abeph, que administrará o escritório no Brasil. Já a Antaq será a responsável por representar, internacionalmente, a seção nacional.

Luiz Fernando, presidente da Abeph, explicou que a Pianc é reconhecida mundialmente por fornecer orientação e consultoria técnica de ponta para infraestruturas de transportes aquaviários sustentáveis, voltadas principalmente aos portos e hidrovias. Ainda segundo Luiz, devido a normas da instituição, foram cinco anos para conseguir estabelecer a Pianc no Brasil.

Já Eduardo Nery explicou que o país é representado pela Antaq como membro da Pianc desde 2007, mas como ainda não havia uma sede da associação no país, não podia angariar associados nem participar dos grupos de trabalhos globais que discutem diretrizes para o setor.

O Memorando de Entendimento para trazer a Pianc foi assinado em novembro do ano passado entre a Antaq, Abeph e a Associação. A oficialização veio em maio deste ano, durante a Assembleia Geral da Pianc, na Noruega. A associação tem 138 anos e agrega membros em 66 países.

“Agora os senhores poderão se associar e fazer parte de comitês, grupos de trabalhos e normas da Pianc que poderão refletir a nossa realidade. É um sentimento de realização. Esperamos que grande parte de vocês seja membro da Pianc nacional”, frisou Nery.

Compartilhe:
TAGS Agência Nacional de Transportes Aquaviários Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário brasil export técnicas sobre infraestrutura