Junto com a hidrovia do Rio Madeira, Batista afirmou que outros projetos de concessões estão com estudos avançados, sendo eles: Rio Paraguai, Barra Norte e a Lagoa Mirim (Foto: Luciano Ohya/Grupo Brasil Export)
Centro-Oeste Export
Secretário de Hidrovias diz que pasta vai priorizar concessões
Dino Batista proferiu uma palestra no encerramento da programação do Centro-Oeste Export
O secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Batista, encerrou o Centro-Oeste Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes com uma palestra na sexta-feira (17). Em seu discurso feito para autoridades, Batista afirmou que a secretaria vai priorizar as concessões hidroviárias e revelou a expectativa em concretizar as primeiras entregas.
Dino Batista descreveu a criação da pasta como uma luz para o setor hidroviário, fazendo alusão ao programa da BR do Mar, criada para incentivar a pauta marítima através da navegação por cabotagem.
“É um grande desafio nosso. Que daqui a três anos a gente tenha a missão cumprida de ter colocado realmente o foco no transporte hidroviário. A criação da secretaria é a possibilidade de ter espaço, acesso político para colocar o tema na pauta e na agenda dos principais decisores políticos”, comentou.
Além do incentivo ao modal de transporte para cargas, a pasta estabeleceu como meta concretizar as concessões hidroviárias. Segundo o secretário, o início do mês de junho será de boas notícias sobre o assunto.
“As concessões hidroviárias certamente serão nosso carro-chefe. Esperamos que certamente no começo de junho tenhamos a abertura da consulta pública da primeira concessão que teremos, no Rio Madeira. Existem players contrários aos projetos ou entendem que terão interesses não atendidos ou ainda não conhecem os projetos, e nosso papel é de fazer com que conheçam. Pretendemos colocar esse projeto em consulta, disponibilizar informações e iniciar o processo de comunicação social com a publicação desse estudo”, disse.
Junto com a hidrovia do Rio Madeira, Batista afirmou que outros projetos de concessões estão com estudos avançados, sendo eles: Rio Paraguai, Barra Norte e a Lagoa Mirim.
Batista se mostrou animado com a iniciativa do Governo Federal em realizar concessões do modal hidroviário.
“Trazer a iniciativa privada como apoiador das atividades hidroviárias será fundamental. Estamos chegando em números muito positivos e números que não tenho dúvidas de que vão agradar a todos que trabalham com logística”, completou.
O Fórum Centro-Oeste Export é uma iniciativa e realização do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos. A produção é da Bossa Marketing e Eventos e a mídia oficial da Rede BE News.