(Foto: Caio Gabriel Batinga/PortosRio)
Região Sudeste
Secretário de Portos discute futuros arrendamentos nos portos do Rio e Itaguaí
Alex Ávila se reuniu com a diretoria da PortosRio e visitou instalações portuárias
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, visitou, nesta semana, os portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, além de se reunir com a diretoria da Autoridade Portuária PortosRio. Ávila e a comitiva da secretaria visitaram diversas instalações, operações, terminais arrendados, infraestrutura portuária, além de futuras áreas disponíveis para novos arrendamentos.
Inicialmente, o secretário esteve no Porto do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (19). A agenda começou com visita ao Terminal de Cruzeiros Píer Mauá. No local, Ávila se reuniu com diretores da empresa. Foram debatidos os investimentos que estão sendo planejados para aprimorar a logística dos navios de cruzeiro.
No Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ), foram discutidos possibilidades de expansão da operação do terminal para novas cargas de origem vegetal junto à direção da companhia.
Já no Cais do Caju, Ávila e a comitiva federal visitou as instalações da Rio Brasil Terminal. A arrendatária que opera contêineres no complexo marítimo, compartilhou o andamento das obras de ampliação do cais e do pátio, visando aumentar a capacidade e poder receber navios maiores.
A visita também incluiu os terminais de contêineres MultiRio e de veículos Multi-Car, ambos do Grupo Multiterminais, que apresentou os investimentos para aumentar a capacidade do edifício-garagem e receber quatro navios de 400 metros.
No dia seguinte, o secretário nacional visitou o Porto de Itaguaí, onde se inteirou sobre a infraestrutura do complexo portuário e obteve informações técnicas e operacionais sobre os terminais arrendados da CSN, Sepetiba Tecon e CPBS (Vale).
De acordo com a Autoridade Portuária, Alex Ávila se reuniu com a diretoria da PortosRio, para discutir pautas como investimentos para obras nos portos públicos, projetos estruturantes, além do planejamento estratégico e perspectivas de resultados para 2024 foram discutidas.
“Foi uma excelente oportunidade de visitar as obras que estão sendo executadas nos portos, acompanhar o que os arrendatários estão fazendo e discutir com a Diretoria e o Conselho de Administração da PortosRio uma agenda propositiva conjunta com a Autoridade Portuária, relativa à carteira de oportunidades e novos investimentos que os portos apresentarão para o mercado em março”, disse o secretário.