Segundo Ávila, o encontro teve como objetivo ouvir as demandas do segmento portuário no estado e, principalmente, discutir projetos visando a expansão dos complexos marítimos (Crédito: Divulgação/SCPAR Porto de Imbituba)
Região Sul
Secretário de Portos visita complexos de SC e debate projetos de expansão
Alex Ávila se reuniu com a diretoria dos portos de Imbituba e São Francisco do Sul
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, realizou pela primeira vez desde que assumiu o cargo visita a complexos portuários do Brasil. Nesta semana, ele esteve em Santa Catarina, onde visitou os portos de Imbituba e de São Francisco do Sul.
Segundo Ávila, o encontro teve como objetivo ouvir as demandas do segmento portuário no estado e, principalmente, discutir projetos visando a expansão dos complexos marítimos.
Primeiramente, o secretário esteve no Porto de Imbituba, onde pôde acompanhar de perto as operações e atividades logísticas do complexo.
Junto do diretor-presidente do porto, Urbano Lopes de Sousa Netto e demais executivos da diretoria, o grupo ainda visitou os Cais 1, 2 e 3 e também em alguns terminais.
O secretário ainda assistiu a uma apresentação institucional do Porto de Imbituba e, logo na sequência, debateram sobre pontos cruciais para o ano de 2024.
“Estamos discutindo assuntos estratégicos e dando alguns encaminhamentos. A agenda propositiva tem como objetivo discutir a expansão dos portos de Santa Catarina e em especial, o Porto de Imbituba. Tive a oportunidade de ver a operação na prática e isso é fantástico”, comentou Alex Ávila.
Ainda durante a semana, o secretário foi recepcionado no Porto de São Francisco do Sul pelo seu presidente, Cleverton Vieira, que mostrou os diversos investimentos em infraestrutura ao longo de 2023, que permitiram alcançar recordes históricos na movimentação de cargas.
Ávila acompanhou uma apresentação institucional e percorreu trechos do porto, acompanhando de perto algumas das várias operações.
“Viemos ouvir as demandas para avançar nas melhorias de São Francisco, visando a que continue crescendo como no ano passado”, comentou.
Segundo Cleverton Vieira, a interlocução junto aos órgãos nacionais do setor é fundamental para o desenvolvimento dos terminais portuários.
“Conseguimos avançar em pautas resolutivas, que precisam do apoio da Secretaria Nacional de Portos, e isso nos dá a certeza de que poderemos continuar desenvolvendo as nossas iniciativas”, destacou o presidente.