Jorge Lima falou da importância de se criar uma Frente Parlamentar competente em defesa da infraestrutura, afirmando que, sem essa colaboração, o progresso não acontecerá (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Sudeste Export
Secretário de SP critica visão eleitoral em projetos de infraestrutura
Jorge Lima defende planejamento de longo prazo e alerta para a falta de compromisso com o desenvolvimento estrutural do país
O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Jorge Lima, criticou a tendência política de priorizar projetos que oferecem resultados rápidos e visíveis para fins eleitorais, em vez de viabilizar iniciativas de infraestrutura com um compromisso de longo prazo para a economia do país.
“Um dos motivos para termos uma dicotomia imensa quando se fala no Brasil é porque a infraestrutura está sendo vista como política de governo. Infraestrutura é algo de longo prazo e não dá voto. O desenvolvimento da economia é de Estado, e não de Governo”, afirmou Lima durante a abertura do segundo dia do Fórum Regional de Logística e Infraestrutura, Sudeste Export, na terça-feira (17).
O representante do Governo Estadual explicou que uma das principais transformações na gestão de São Paulo foi a adoção de uma nova mentalidade, que leva em consideração a importância de obras que melhorarão o fluxo logístico do Sudeste com as demais regiões, mesmo que a entrega não seja realizada pela administração atual.
“Nós mesmos não entregaremos metade das obras em andamento atualmente, como a linha de trem São Paulo-Campinas, prevista para 2031, ou a São Paulo-Sorocaba, estimada para 2033”, detalhou.
Segundo Lima, uma possível solução para estimular os entes governamentais é que grupos como o Brasil Export continue mobilizando e reunindo entidades para pressionar pelo desenvolvimento do setor. Ele ressaltou que isso implica na participação ativa dos empresários no desenho econômico, semelhante ao que ocorre em países desenvolvidos.
“Se não criarmos um plano em conjunto e o injetarmos no setor público, não acredito que o Brasil sairá do lugar”, disse. Lima também sugeriu a importância de se criar uma Frente Parlamentar competente em defesa da infraestrutura, afirmando que, sem essa colaboração, o progresso não acontecerá.
“Só vamos conseguir mudar porque o Governo é empurrado e se move em cima das demandas que vêm do setor. E, às vezes, o setor produtivo até se esquece disso, da força que ele tem”, destacou. “Os últimos 30 anos são prova disso. Estamos sempre discutindo o ‘Brasil do futuro’, mas o futuro nunca chega. Continuamos crescendo 2% ao ano, e as condições de pobreza seguem as mesmas. Algo precisa mudar”, concluiu.
O Sudeste Export 2024 foi uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.