sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Beto Martins enumerou alguns investimentos para Santa Catarina dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) (Foto: Divulgação/Brasil Export)

Sul Export

Secretário de SC faz apelo ao Governo por melhorias de acesso aos portos

Atualizado em: 26 de março de 2024 às 9:19
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Beto Martins revelou que vai se reunir com o ministro Silvio Costa Filho para tratar do tema

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, fez um apelo para que o Governo Federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos, possa auxiliar nos problemas enfrentados nos últimos meses no canal aquaviário que dão acesso aos portos de Itajaí e Navegantes (Portonave). Ele falou sobre o assunto durante a solenidade de abertura do Sul Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado em Balneário Camboriú.

Desde a criação da secretaria, no ano passado, Martins afirmou que o estado está se desdobrando para solucionar um importante desafio. “Nossos canais de acesso, de nossos portos, ainda não estão adequados para receber grandes navios, os de 360 até 400 metros”, afirmou.

Martins citou investimentos, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para o molhe de Imbituba, e que o Governo estuda linhas de financiamentos para a dragagem da Baía de Babitonga.

“Estamos convivendo com a perda de Itajaí, uma perda grande, mas o que nos preocupa é que vamos colocar em risco a Portonave e Santa Catarina já acendeu seu botão emergência. Quando se fala da possível paralisação, e estamos no risco disso acontecer, é um impacto muito severo, muito forte na nossa economia”, comentou.

Martins afirmou que ele e uma comitiva catarinense estarão em Brasília nesta terça-feira, para uma agenda com o ministro Silvio Costa Filho para tratar do assunto.

Avanços em infraestrutura

A deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC) enfatizou o potencial de exportação que Santa Catarina tem dentro do cenário nacional, mas chamou a atenção para as dificuldades logísticas que, em sua opinião, é considerada uma das maiores do país.

“Nossa variedade de exportação é imensa, mas não estamos maiores por causa dessas dificuldades. Temos uma exata noção do que precisamos fazer para alcançar capacidade produtiva, que é infinitamente maior do que nossa capacidade de escoar a produção como um todo. Estamos correndo atrás, aquém da nossa capacidade logística”, ponderou.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar Rodrigues, defendeu que o setor portuário brasileiro deva adotar medidas que visam uma melhor conciliação do poder público com a iniciativa privada.

“É preciso estabelecer uma necessária conciliação visando o desenvolvimento econômico e social, e a sustentabilidade. Chegou a hora de discutir o modelo brasileiro trazendo exemplos da China. A chave do sucesso é a integração, descentralização, tecnologia e parceria público-privada”, comentou.

Anfitrião da noite, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), disse que a economia não somente do município mas da região litorânea do estado passa muito pelo fortalecimento do setor portuário.

“Balneário vislumbrou oportunidades após a pandemia, com obras de infraestrutura, adequar nosso ecossistema e torná-lo receptivo. Sabemos o movimento econômico que essa região possui. Devemos andar junto com debate à altura para que esse país precise não somente de turismo, construção civil, mas também economia portuária para andarem juntos”, pontuou.

Já o prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza (PSD), destacou os importantes avanços na cidade após a instalação da Portonave.

“Quando se fala em porto, se fala em sujeira, prostituição, coisas que não trazem desenvolvimento nenhum. Mas, Portonave trilhou um caminho com ações sociais, mostrando que o desenvolvimento econômico e social faz uma grande diferença na vida das pessoas. A cidade entendeu o porquê da Portonave estar instalada, pois aí começamos um desenvolvimento econômico grande, com oportunidades que se mostraram à cidade”, disse.

Participaram ainda da solenidade de abertura José Roberto Campos, presidente do Conselho Nacional do Brasil Export; Jesualdo Silva, presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários) e do conselho do Sul Export e Gilmara Timóteo, diretora-executiva da Abeph (Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias).

O Fórum Sul Export é uma iniciativa e realização do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos. A produção é da Bossa Marketing e Eventos e a mídia oficial da Rede BE News.

Compartilhe:
TAGS