Região Sudeste
Secretário detalha planos para o Porto de Santos e o Polo Petroquímico de Cubatão
Em sua passagem por Santos ontem, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jorge Lima também visitou a redação do BE News, onde deu mais detalhes sobre planos específicos para o Porto de Santos e o Polo Petroquímico de Cubatão.
No caso do complexo portuário santista, o secretário defende a sua desestatização, mas admite que é preciso se chegar a um consenso sobre como isso seria feito.
“Nós temos que achar um modelo de privatização. Tem gente que é contra, tem gente que é a favor. mas quando você olha, todo mundo concorda que ela é necessária. Então nós temos que achar um modelo”, declarou.
Para o entorno do porto santista, Jorge Lima disse que a ideia é implantar a reindustrialização ou incentivar a instalação de microempresas do ramo logístico, industrial ou de fornecimento, entre outras.
Com relação ao Polo Petroquímico de Cubatão, o secretário afirma que é possível retomar a sua reindustrialização. Mas é preciso vencer alguns desafios, como a invasão das áreas do entorno. Para ele, é preciso delimitar a área do polo.
“Se você deixar a cidade continuar avançando, realmente você não vai reindustrializar. Pelo contrário, você vai tirar investimento”.
Lima disse que o encontro com empresários da Baixada Santista, marcado para ontem à noite, serviria também para alinhar todas essas questões envolvendo o Porto de Santos e o Polo Petroquímico de Cubatão.
“Isso tudo sai desse projeto com os empresários. Não adianta eu desenhar um projeto que não tenha uma receptividade no meio empresarial. Aí eu não tenho investimento”, finalizou.
A entrevista completa pode ser conferida no canal do Portal BE News no Youtube.