sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O secretário do PPI disse que é preciso uma união de importantes órgãos e entidades da Bahia, reforçando a importância do trecho da Ferrovia Centro-Atlântica para o estado. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export

Bahia Export

Secretário do PPI defende manutenção de trechos da FCA na Bahia

Atualizado em: 28 de setembro de 2024 às 8:43
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Proposta da VLI para renovar concessão prevê devolução de trechos que ligam o estado a Sergipe e Minas Gerais

O secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, afirmou durante sua palestra de encerramento do Bahia Export, Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes, na sexta-feira (27), em Salvador, que o Governo Federal está empenhado em manter a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) nos trechos baianos. O secretário pediu empenho de entidades baianas para reforçar a importância do trecho para o desenvolvimento do estado.

A VLI, uma das principais operadoras logísticas do país, que detém a concessão da FCA até 2026, já apresentou uma proposta ao Ministério dos Transportes e demais órgãos do poder público pedindo a renovação da concessão por mais 30 anos, ou seja, até 2056.

Entretanto, a proposta da companhia para renovação da concessão, prevê que os trechos da linha ferroviária que ligam a Bahia aos estados de Sergipe e Minas Gerais sejam descontinuados. Dos 7.220 quilômetros de ferrovia concedidos, pouco mais de 2.100 quilômetros seriam devolvidos pela VLI, sendo que 291 quilômetros, cerca de 14%, da linha férrea está localizada em território baiano.

Cavalcanti afirmou que a proposta apresentada ainda está sob análise do órgão regulador, que é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e do Ministério dos Transportes.

“A gente tem a devolução de vários trechos, no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, uma devolução pequena em São Paulo. Estamos analisando os dados junto com o ministro Renan (Filho, dos Transportes) e o ministro Rui (Costa, da Casa Civil). Já conversamos com a acionista controladora da VLI, pedindo esses dados para que possamos manter esse trecho”, disse.

O secretário do PPI disse que é preciso uma união de importantes órgãos e entidades da Bahia, reforçando a importância do trecho para o estado.

“A Bahia tem que se debruçar no assunto. A Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) até já pediu uma audiência com os ministros Renan Filho e Rui Costa para tratar do assunto. A Prefeitura também tem uma proposta para o trecho de acesso da linha a Salvador. Nós, baianos, temos que subsidiar o Governo Federal com estudos de cargas, fazer uma análise com muito cuidado, para que a gente tenha subsídio para que esse trecho volte”, comentou.

O projeto de renovação da FCA junto à VLI terá quatro audiências públicas. A primeira delas ocorrerá no próximo dia 30 de setembro, em Belo Horizonte (MG). As demais sessões públicas vão ocorrer em 2 de outubro, em Vitória (ES), dia 4 de outubro em Salvador (BA), e a última delas será em 7 de outubro, em Brasília (DF).

“Estamos tendo uma briga boa com a VLI para que a renovação aconteça, mas atendendo os requisitos da Bahia. Nós fomos muito claros com os acionistas da VLI. A renovação da companhia tem interesses do Brasil. E a Bahia é o Brasil”, finalizou o secretário.

 

 

Compartilhe:
TAGS Bahia FCA VLI