Região Sul
Segunda colocada em licitação de Itajaí deverá apresentar documentos na sexta-feira
Mada Araújo foi convocada pela Antaq após desclassificação da MMS Empreendimentos
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) convocou a Mada Araújo Asset Management Ltda para apresentar documentos de habilitação do processo licitatório para a concessão transitória de uma área do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, voltada à movimentação de contêineres e carga geral. Segundo a presidente da Comissão Permanente de Licitação de Concessões (CPLA) da agência, Patrícia Povoa, a empresa deverá apresentar a documentação na próxima sexta-feira (6).
A Mada Araújo Asset Management Ltda. apresentou a segunda melhor proposta do leilão promovido pela Antaq, realizado no último dia 13 de setembro. A empresa ofertou 44.000 TEU.
A decisão ocorreu após a desclassificação da MMS Empreendimentos Ltda, que apresentou a melhor oferta do leilão promovido pela Antaq, com 66.600 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por mês.
Após ser declarada vencedora, a CPLA convocou a MMS Empreendimentos para apresentação da documentação de habilitação e dar informações sobre a exequibilidade da oferta.
No entanto, a Antaq informou que a empresa não demonstrou ser capaz de realizar esse volume de operações – 48% maior do que a capacidade instalada da área do porto que está sendo disputada (540 mil TEU/ano) e 130% superior à média das propostas apresentadas no leilão.
Novas datas
Com a desclassificação da MMS Empreendimentos, a Antaq também divulgou que o resultado oficial da licitação será adiado para daqui duas semanas.
No dia 17 de outubro haverá publicação de uma ata oficial sobre a documentação de habilitação da proponente que ficou na segunda colocação. Dia 18 é o prazo para apresentação de recursos. E, por fim, dia 20 marca o encerramento da fase licitatória.