O Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá será o ponto de partida e chegada para os visitantes, especialmente durante o período de festas, que contará com um fluxo estimado de 22 mil pessoas entre 25 e 31 de dezembro. Foto: Divulgação/Portos Rio
Região Sudeste
Seis cruzeiros e 300 embarcações ancoram em Copacabana para Réveillon
Proprietários das embarcações deverão solicitar a inspeção até o dia 30 para a organização militar responsável pela segurança do tráfego aquaviário
A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro divulgou, nesta segunda-feira (23), que as festividades de Réveillon na capital carioca contarão com a presença de seis navios de cruzeiro na orla de Copacabana, zona sul da cidade. Além disso, entre 200 e 300 embarcações de menor porte, como barcos de turismo, esportivos e de transporte de passageiros, também terão permissão para ancorar na região.
Os proprietários das embarcações deverão solicitar a inspeção até o dia 30 de dezembro (próxima segunda-feira) para a organização militar responsável pela segurança do tráfego aquaviário do estado.
De acordo com o comandante Luciano Calixto, capitão dos Portos do Rio de Janeiro, a proteção e o bem-estar da população será uma prioridade. “A inspeção envolverá a verificação de documentos, itens de segurança e o cumprimento da lotação de cada embarcação”, detalhou.
No dia 31 de dezembro (terça-feira), os condutores dos transportes aquaviários serão submetidos a testes de bafômetro antes de se aproximarem da Praia de Copacabana. Aqueles que passarem na fiscalização receberão uma pulseira de “zero álcool” e terão a autorização para navegar.
A Capitania dos Portos também realizará inspeções nas balsas responsáveis pela queima de fogos de artifício, que acontecerá a partir da meia-noite e terá duração de 12 minutos. As embarcações ficarão mais próximas da praia, seguidas pelos rebocadores e barcos de apoio.
De acordo com a PortosRio, autoridade gestora do Porto do Rio de Janeiro, até o último dia de 2024, é esperada a chegada de mais de 39 mil pessoas a bordo de oito navios de cruzeiro na cidade.
O Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá será o ponto de partida e chegada para os visitantes, especialmente durante o período de festas, que contará com um fluxo estimado de 22 mil pessoas entre 25 e 31 de dezembro. O destaque será para os dias 28 e 31 de dezembro, quando três navios atracarão simultaneamente no dia 28 e dois no dia 31.
É esperado que a temporada de cruzeiros 2024/2025, iniciada em 27 de outubro, movimente ainda mais o Porto do Rio, com 108 atracações de 37 navios previstas até abril de 2025. A expectativa é que a cidade receba cerca de 327 mil turistas durante o período, consolidando-se como um dos principais destinos no Brasil.
A PortosRio é a Autoridade Portuária responsável pela gestão dos portos públicos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis.
Viagens Aéreas no RJ aumentam 13% no período
No setor aéreo, a concessionária RIOgaleão informou que, entre 20 de dezembro e 2 de janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) deve receber mais de 600 mil passageiros, um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2023. A oferta de assentos internacionais também atingirá níveis elevados, com 620 mil em dezembro e 757 mil em janeiro de 2025.
Os números do Aeroporto Tom Jobim melhoraram significativamente no ano de 2024, após a decisão do Governo Federal, em 2023, de realocar os voos do Aeroporto Santos Dumont (RJ) para o Galeão, visando promover um maior desenvolvimento econômico do terminal.
Em relação ao número geral de viajantes na temporada de recessos de final de ano no Brasil, o Ministério do Turismo projeta que mais de 14,3 milhões de pessoas devem viajar entre as celebrações do Natal e do Réveillon no modal aéreo.