Nacional
Senatran lança ferramenta para prevenção e redução de acidentes de trânsito
Testes indicaram que se a plataforma estivesse em uso, 72% dos acidentes poderiam ter sido evitados
O Ministério dos Transportes lançou nesta semana, através da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a ferramenta Antecipa para ajudar na prevenção e redução de acidentes de trânsito. A plataforma indica dados e prevê locais e horários com maior risco de ocorrer colisões e outros desastres automobilísticos.
“Pretendemos oferecer o Antecipa para os municípios interessados de modo a ajudá-los a diminuir a quantidade de sinistros fatais de forma efetiva”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
De acordo com a Senatran, resultados na fase de testes indicaram que caso o Antecipa estivesse em uso, teria evitado 72% dos acidentes analisados e resultados em economia de até R$88.560,00 em gastos relacionados a acidentes.
A ferramenta será disponibilizada para os estados e municípios que quiserem usá-la. O mecanismo foi desenvolvido junto com as empresas Ambev e Falconi. A base do aplicativo é o Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest). A plataforma será de uso exclusivo de gestores de trânsito.
São Paulo, Belo Horizonte e uma rodovia federal com características urbanas – a BR 230\PB foram as escolhidas para testar a ferramenta. Na capital paulista, o mecanismo apontou o sábado como o maior dia de registro de ocorrências, especialmente no período noturno e envolvendo condutores do gênero masculino.