Segundo dados publicados pela Anac, em março a carga aérea doméstica avançou 5,1% em relação aos números registrados no mesmo mês de 2019Crédito: Divulgação
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Setor aéreo apresenta recuperação de índices pré-pandemia
Transporte aéreo de carga e movimentação de passageiros domésticos foram os destaques de levantamento da Anac
O setor aéreo está recuperando os índices pré-pandemia. Segundo dados publicados pela Agência Nacional de Aviação (Anac), em março a carga aérea doméstica avançou 5,1% em relação aos números registrados no mesmo mês de 2019. Foram 38 mil toneladas transportadas. No mercado internacional, a movimentação foi de cerca de 70 mil toneladas, um avanço de 14,8% referente ao período de quatro anos atrás.
A movimentação dos passageiros domésticos também apresentou resultado positivo. Foram 7,4 milhões de passageiros, 15,5% a mais que os números de março de 2022. Os dados representam 96% do número de passageiros domésticos em março de 2019.
Já no âmbito internacional, 1,6 milhão de passageiros foram transportados. O número representa 79,8% do período de março de 2019, quando os dados registraram 2 milhões de passageiros. Portanto, quando os números são comparados com o mês de março em 2022, o índice é 53% a mais.
A expectativa é de que os números avancem muito mais nos próximos meses. A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou ontem o fim da emergência de saúde da pandemia de Covid-19. As autoridades estão se movimentando para alavancar o setor aéreo.
No final de abril, o diretor da Anac Luiz Ricardo Nascimento visitou a Autoridade de Aviação Civil de Singapura para estreitar os laços com o objetivo de explorar possibilidades para cooperação e capacitação conjunta entre as duas autoridades de aviação civil.
Durante o encontro entre o diretor da Anac e o diretor-geral interino da CAAS, Ng Tee Chiou, discutiram a negociação já em andamento de um Memorando de Entendimento (MoU) entre as duas agências, que cobriram aspectos de certificação de produto aeronáutico para possibilitar a aceitação de aprovação da Anac pela CAAS, após a aprovação da Embraer em Singapura. As oportunidades de capacitação e treinamento entre as duas entidades usando a estrutura da Anac também foi assunto dos diretores.
Outro ponto tratado na reunião foi a possibilidade de cooperação relacionadas à segurança cibernética, à facilitação do embarque biométrico e despacho de bagagem automatizado, o gerenciamento de pátio e processamento de volume de aeronaves e o projeto e operações de infraestruturas compatíveis para novas tecnologias de aeronave de decolagem e pouso vertical elétrica e híbrida-elétrica.