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Em relação aos portos públicos, o  Porto de Santos (SP) seguiu na liderança e operou 135,9 milhões de toneladas, seguido por Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ). Divulgação/Antaq

Nacional

Setor aquaviário movimenta mais de 1,3 bi de toneladas em 2023

7 de fevereiro de 2024 às 18:25
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) e marcam um recorde histórico de movimentação portuária, destaca a Agência 

O setor portuário nacional movimentou 1,3 bilhão de toneladas de cargas em 2023, conforme dados do Anuário Estatístico Portuário, divulgado nesta quarta-feira (7) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O volume registrado representa um recorde histórico de movimentação portuária e um crescimento de 6,9% em relação a 2022, destacou o órgão.

Dentre os tipos de navegação, a interior chamou a atenção pelo crescimento expressivo de 10,5% , seguida pela de longo curso, com aumento de 8,3% e, por fim, a cabotagem, que apresentou crescimento de 1,6%.

Os perfis de cargas mantiveram a tendência apresentada durante todo o ano de 2023. As principais mercadorias operadas foram soja (+29%), milho (+18%), óleo bruto de petróleo (+9,4%) e minério de ferro (+7,6%). Outro destaque positivo foi para os fertilizantes (+6,9%).

Já a carga conteinerizada apresentou queda de -0,5% e a carga geral, de -2,9%, de acordo com o levantamento.

Entre janeiro e dezembro de 2023, os terminais autorizados foram responsáveis pela maior parte das operações, movimentando 851 milhões, enquanto os portos organizados movimentaram cerca de 451 milhões de toneladas. O número representa uma variação positiva de 6,8% em comparação ao ano anterior.

Em relação aos portos públicos, o  Porto de Santos (SP) seguiu na liderança e registrou 135,9 milhões de toneladas no ano passado (aumento de 7,7% quando comparado com 2022). O Porto de Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ) completam o pódio com movimentações de 58,3 milhões de toneladas (+12%), 55 milhões de toneladas (+10%), respectivamente.

Para os Terminais de Uso Privado (TUPs), o destaque ficou com o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) que movimentou 166,3 milhões de toneladas no ano passado (redução de 0,99% em comparação a 2022) e o Terminal de Tubarão (ES) que registrou um crescimento de 11% na movimentação, com 75 milhões de toneladas movimentadas.

Arco Norte em destaque

A movimentação aquaviária de soja e milho do Arco Norte do país superou a do restante do país. De acordo com os dados do Estatístico Aquaviário, a movimentação dos portos e terminais desta região, formada pelos estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas e Acre, foi de 100,8 milhões de toneladas em 2023, contra 88,5 milhões de toneladas no ano anterior. Já a movimentação do restante do Brasil alcançou a marca de 100,2 milhões de toneladas movimentadas, contra 73,4 milhões em 2022.

O Arco Norte tem se tornado uma alternativa fundamental para o escoamento da produção de soja e milho do país, duas mercadorias que, nos últimos 13 anos, viram suas exportações triplicar e quintuplicar, respectivamente, tornando o Brasil o maior exportador dessas commodities. O Brasil responde, hoje, por 58% das exportações mundiais de soja e 27% das exportações de milho, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

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