O terminal da Bracell contará com um armazém de mais de 40 mil m² e sua capacidade de armazenagem chegará a 125 mil toneladas (Crédito: Divulgação)
Região Sudeste
Setor de celulose vai ampliar capacidade no Porto de Santos
Movimentação deve crescer quase 50% nos próximos anos, estima a Autoridade Portuária
O setor de celulose vai ampliar sua capacidade no Porto de Santos, segundo estimativa da Santos Port Authority (SPA), inserida no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) de 2020. De acordo com as informações, a movimentação atual de 7,1 milhões de toneladas anuais saltará para 10,5 milhões de toneladas nos próximos anos, o que representa um crescimento de 48%.
O documento considera o aumento da capacidade dos terminais da Suzano e DP World Santos, ambos já em atividade, e das duas áreas leiloadas em 2020 para este fim: o STS14 e STS14A, arrendados respectivamente pelas empresas Eldorado Brasil e Bracell, com previsão de iniciarem as operações ainda em 2023.
Os contratos de arrendamento das duas áreas são de 25 anos, podendo ser prorrogados sucessivamente até o limite máximo de 70 anos. Antes, os espaços abrigavam o terminal de contêineres da Libra.
Com os dois novos terminais, a SPA ressalta que Santos vai recuperar sua área de influência em celulose que, por falta de capacidade, estava migrando para outros portos. Espera-se que o Porto de Santos se consolide também como o principal corredor de exportação de celulose do país.
As operações ainda inauguram a lógica de clusterização de áreas por tipo de carga, uma das diretrizes do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento, homologado pelo Ministério da Infraestrutura, em 2020.
Outro ponto forte destacado pela Autoridade Portuária é o escoamento 100% ferroviário nos acessos da celulose aos terminais, operação considerada mais limpa e com redução de custos.
Além dos investimentos, as duas companhias ficaram responsáveis por adquirir conjuntos de pontes rolantes com cobertura para área de recepção ferroviária e de equipamentos para carregamento e transporte, além de remoção dos equipamentos remanescentes nas áreas.
Novos terminais
Alberto Pagano, head de Supply Chain da Bracell, explicou que o valor investido no projeto foi de R$ 300 milhões e as obras das novas instalações devem estar concluídas em agosto deste ano.
O terminal contará com um armazém de mais de 40 mil m² e sua capacidade de armazenagem chegará a 125 mil toneladas.
“Em junho de 2022, tivemos a entrega da primeira fase, com o escritório administrativo e um terço do armazém definitivo do Terminal Portuário da Bracell”, explica Alberto.
O executivo destaca que o novo terminal movimenta a economia local e regional, gerando empregos na cidade de Santos e nas cidades por onde passa todo o trajeto logístico da operação da Bracell. “Seguimos a premissa de que será bom para a Bracell somente se for bom para a comunidade, o clima, o país e clientes”.
Já a Eldorado Brasil Celulose está investindo R$ 500 milhões na construção de seu novo terminal portuário em Santos, com expectativa que ele esteja totalmente pronto ainda no primeiro semestre de 2023, iniciando as operações logo em seguida. O ativo terá mais de 50 mil metros quadrados de área construída, capacidade estática de 120 mil toneladas de celulose e capacidade anual de expedição de 3 milhões de toneladas de celulose.
“Ele representa um avanço importante para a logística da companhia, com ganho de eficiência, graças à proximidade com o berço de atracação – que possibilitará o embarque de celulose em até dois navios simultaneamente –, além das possibilidades multimodais do terminal, que poderá receber a celulose produzida pela fábrica, em Três Lagoas (MS), tanto por caminhão quanto por trem”, explica Flávio da Rocha Costa, gerente geral de Logística e Operações da Eldorado Brasil.
No caso dos trens, o novo terminal estará apto a abrigar até 72 vagões em sua área interna.
A movimentação de celulose tem sido crescente no Porto de Santos, fechando 2022 com alta de 59%, segundo a SPA.