Nacional
Setor portuário deve ter mais dois leilões até o fim do ano
Ainda não está garantido, mas o setor portuário deve ter, ainda em 2023, mais dois leilões. Segundo Eduardo Nery, diretor da Antaq, os processos mais adiantados envolvem um terminal em Vila do Conde (PA), e outro no Porto de Itaguaí (RJ) chamado ITG 03 voltado à movimentação de minério de ferro.
Ainda de acordo com Nery, Vila do Conde está “bem encaminhado para ser licitado neste segundo semestre”, e sobre o ITG 03 “já foi aberta audiência pública”.
O diretor da agência afirmou que o arrendamento do terminal do Porto de Itaguaí pode representar um investimento de R$ 3 bilhões, além de nova alternativa logística.
“A gente vai atrair novos players e isso aumenta a competitividade, que reflete em melhor preço ao consumidor final”, ressaltou.
Outras áreas também estão em estudo para serem arrendadas no Porto de Rio Grande e no Porto de Porto Alegre, ambas no Rio Grande do Sul.
O secretário de Portos, Fabrizio Pierdomênico, também confirmou que “uma carteira está sendo analisada pela Antaq”, prevendo “de um a dois leilões” até o fim do ano.
Já os projetos de arrendamento do STS 10 (contêiner) e do STS 53 (fertilizantes), ambos no Porto de Santos (SP), estão em reanálise e sem prazo estimado para licitação, afirmou.
Dragagem
Questionado sobre como está o andamento dos estudos que visam aumentar a profundidade do canal aquaviário do Porto de Santos de 15 para 16 metros, Pierdomênico explicou que a Autoridade Portuária segue trabalhando na análise e no processo de licenciamento. “Se não for em 2024, será em 2025 e com obra pública”, frisou.
Atualmente, a profundidade no canal do complexo santista é de 15 metros, mas a intenção é chegar a 17 metros, em duas etapas: a primeira com 16m e a segunda com 17 m.