O Porto de Santos (SP) movimentou 126,2 milhões de toneladas em 2022, uma alta de 11,42% em relação ao ano anterior (Crédito: Divulgação/SPA)
Nacional
Setor portuário movimenta 1,2 bilhão de toneladas em 2022
Antaq divulga desempenho aquaviário e comemora segunda maior movimentação do país na história
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou ontem (8) o desempenho estatístico do setor, registrado entre janeiro e dezembro de 2022. A agência reguladora comemora a segunda maior movimentação do país na história, com 1,2 bilhão de toneladas movimentadas.
No evento, que contou com a presença dos cinco diretores da Antaq, Wilson Pereira de Lima Filho, Alber Furtado de Vasconcelos Neto, Caio César Farias Leôncio, Eduardo Nery e Flávia Takafashi, foram divulgados os números das navegações (longo curso, cabotagem, hidrovias e interior) e o volume de mercadorias (agrícolas, minerais, industriais e combustíveis) movimentadas no Brasil. Além disso, foram apresentados o balanço das fiscalizações e outorgas de empresas e instalações portuárias em 2022.
Conforme os dados do Anuário Estatístico Portuário da Antaq, a movimentação portuária foi a segunda maior desde 2010 e ficou 0,40% abaixo do ano de 2021, quando o setor teve o seu recorde, com 1,214 bilhão de toneladas transportadas.
Ainda de acordo com o anuário, em 2022 houve um crescimento na atividade de cargas de granéis sólidos, com 712 milhões de toneladas movimentadas. O aumento representa 0,8% em relação a 2021.
Produto de excelência
Durante a divulgação do balanço, que aconteceu no auditório da agência, em Brasília, o diretor-geral Eduardo Nery comemorou o recorde na movimentação geral e também na navegação de interior, que também bateu recorde.
Nery reforçou que o anuário é um produto de excelência e referência internacional, citou ainda as prioridades da Antaq, mas destacou que sem o apoio estatístico aquaviário, os resultados do trabalho da agência não seriam tão expressivos.
“A agência se pauta por prioridades como a modernização e inovação dos portos, do desenvolvimento das nossas hidrovias, sustentabilidade, melhoria constante na qualidade do transporte de passageiros, da navegação interior. Mas tudo isso, sem o apoio do nosso estatístico aquaviário e dos resultados disponibilizados praticamente em tempo real para o setor, a agência não conseguiria exercer a regulação que exerce nem ter resultados expressivos na sua fiscalização e na superintendência de outorgas”.
Destaque para Santos
O destaque no desempenho portuário ficou para o Porto de Santos (SP), que movimentou 126,2 milhões de toneladas em 2022. Uma elevação de 11,42% em relação a 2021.
Na sequência, o Porto de Suape (PE) movimentou 24,7 milhões de toneladas (+12%); depois o Porto de Itaqui (MA), com 33,6 milhões de toneladas (+8,2%), e o Porto de Paranaguá (PR), com o registro de 52 milhões de toneladas (+0,8%).
Segundo a agência, os portos organizados registraram uma movimentação de 422,2 milhões de toneladas em 2022, o que marca uma variação positiva de 3,12% em comparação a 2021.
Para os Terminais de Uso Privado (TUPs), o destaque positivo contempla o Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar/SP) que transportou 58,9 milhões de toneladas em 2022, com aumento de 8,1% em comparação a 2021. O Porto de Tubarão (ES) também registrou aumento na atividade, com 6% na variação e 68 milhões de toneladas movimentadas.
Navegação de interior
A navegação de interior também bateu recorde e movimentou, conforme o balanço, 73,1 milhões de toneladas, sendo o destaque do ano com o crescimento de 11,2% em comparação a 2021.
Segundo o balanço, o maior aumento foi na quantidade de granéis sólidos movimentados (+15,36%), seguido por líquidos e gasosos (+14,1%). Também houve crescimento na carga conteinerizada (aumento de 3,64%). A carga geral, por sua vez, apresentou queda de 3,14% quando comparado ao ano anterior. Já os produtos de maior destaque do modal são: milho (+83,79%); minério de ferro (+62,05%); semirreboque baú (+38,72%) e fertilizantes (+23,46%).
A navegação de longo curso movimentou 849,6 milhões de toneladas em 2022 (queda de 0,75%). Já a cabotagem movimentou 283,3 milhões de toneladas (-1,89%). Apoio marítimo e portuário também registraram diminuição (- 9,28% e – 4,03%, respectivamente).