As cerca de 40 toneladas de mantimentos foram embarcadas no navio-patrulha Guajará, que zarpou ontem do Porto de Santos rumo a São Sebastião (Crédito: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos)
Nacional
Setor portuário também presta apoio ao litoral norte de São Paulo
Marinha do Brasil, Autoridade Portuária de Santos e iniciativa privada contribuem com repasse de recursos e transporte de doações
O litoral norte do estado de São Paulo vem recebendo uma onda de solidariedade de vários setores após a destruição causada pelas fortes chuvas do último fim de semana. No setor de portos, Marinha do Brasil, Autoridade Portuária de Santos e iniciativa privada dão sua parcela de contribuição.
No domingo (19), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou que a Santos Port Authority — Autoridade Portuária que administra o Porto de Santos — havia sido autorizada a doar R$ 2 milhões para auxiliar as vítimas das cidades atingidas. A empresa pública também informou que se coloca à disposição para prestar apoio às autoridades competentes nesse momento de calamidade pública.
Ontem (20), Márcio França estava entre os ministros que foram de helicóptero juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a São Sebastião, município mais afetado pelo temporal. À tarde, ele foi para Santos, onde acompanhou, no Cais da Marinha, a chegada de 40 toneladas de alimentos, água, produtos de limpeza e higiene. Os mantimentos foram embarcados no navio-patrulha Guajará, que deixou o porto à noite.
A ação foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santos, governos de São Paulo e Federal, Marinha e iniciativa privada, por meio das empresas Ecoporto, BTP, Eldorado e Terracom.
Além de Márcio França, presenciaram o embarque dos donativos em Santos o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o deputado estadual Caio França (PSB). Todos foram recebidos pelo prefeito da cidade, Rogério Santos (PSDB).
Segundo o ministro, mais ajuda será enviada pelo Porto de Santos para auxiliar os moradores do Litoral Norte. “A Marinha vai disponibilizar mais um navio, ainda maior, que está vindo do Rio de Janeiro e vai auxiliar no transporte para as pessoas que mais necessitam neste momento, podendo inclusive ser utilizado em resgate de pessoas ilhadas”.