Ao citar a segurança pública, Mendonça destacou um maior papel do Estado no fortalecimento de ações, o que reflete também nas ações do setor produtivoCrédito: Divulgação/Brasil Export
Nacional
Setores privado e público não podem ser colocados como inimigos
Palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal integrou a programação do Brasil Export 2023
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça realizou uma palestra na terça-feira (17), como parte da solenidade de abertura do Brasil Export, fórum nacional de logística, infraestrutura e transportes, realizado em Brasília. Na ocasião, Mendonça defendeu uma maior união entre o setor público e o setor privado, e disse que o maior vencedor dessa união será a população brasileira.
Logo no início de sua fala, o ministro do STF reiterou que o setor público não pode ver o setor privado como inimigo, e vice-versa.
Em recado direto aos empresários presentes na plateia, Mendonça reforçou o trabalho do setor em cuidar dos seus respectivos negócios, mas principalmente com o grupo de pessoas ao redor.
“Quem investe quer melhorar a vida das pessoas ao redor, sejam funcionários, empregados e colaboradores. Isso gera riqueza. É importante fazer isso tendo o Estado não como um peso, e tendo a iniciativa privada não como adversária do Estado”.
Com a carreira praticamente montada pelo Estado, o ministro disse que, em ocasiões, existe uma falta de sensibilidade com o setor privado.
“Não há compreensão de que a vida de uma empresa se confunde com a vida da própria pessoa, e que a existência daquele setor e empresa são condições necessárias para a vida e existência dignas. Dentro desse contexto temos valores substanciais, dentre outros, liberdade, igualdade, bem-estar, desenvolvimento e segurança”, comentou.
Ao citar a segurança pública, o ministro destacou um maior papel do Estado no fortalecimento de ações. E que isso reflete também nas ações do setor produtivo.
“O setor de logística é muito afetado pela insegurança pública. Tenho certeza de que é um dos critérios de investimentos, seja em um Estado, cidade ou bairro, o nível de segurança daquela localidade. É um critério de tomada de decisão porque é importante a sua regulação pelo direito e garantia”, disse.
Esta é a segunda participação de André Mendonça em eventos promovidos pelo Grupo Brasil Export no ano. Em maio, o ministro palestrou na edição do Santos Export (SP).
O Brasil Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.