Apoiando a realização de investimentos nas ligações rodoviárias ao cais santista, o Sindisan está alinhado ao Grupo Brasil Export no “Movimento pelo Sim”Crédito: Divulgação/Ecovias
Região Sudeste
Sindisan completa 86 anos trabalhando por melhores acessos ao Porto de Santos
Referência na defesa do transporte rodoviário no estado de São Paulo, entidade fez aniversário no dia 1º de agosto
O Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan) chega aos 86 anos defendendo melhores condições de acesso ao Porto de Santos, não apenas o principal da região, como o mais movimentado do Brasil. Referência na defesa do transporte rodoviário no estado de São Paulo, a entidade fez aniversário na última terça-feira, dia 1º de agosto.
Apoiando a realização de investimentos nas ligações rodoviárias ao cais santista, o Sindisan está alinhado ao Grupo Brasil Export no “Movimento pelo Sim”, trabalhando junto às autoridades pelo aperfeiçoamento da infraestrutura de transportes, em especial por uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista.
Desde 1937, explica o presidente André Neiva, o sindicato representa os interesses do transportador rodoviário de carga “com a certeza de que muito já foi feito, mas ainda há muito a se fazer”. Segundo ele, a frota atual de seus associados conta com caminhões de ponta, com altíssima tecnologia embarcada, sistemas de gerenciamento de risco e rastreamento, além de outras facilidades. “Sem contar os processos relativos aos documentos, cada vez mais digitalizados, trazendo melhorias contínuas para o setor”.
A dificuldade de acesso ao Porto de Santos, no entanto, é o elo mais frágil para a competitividade das operações de transporte de carga no litoral paulista, observa Neiva.
“Desde que foi inaugurada em 1947, a Rodovia Anchieta é o único meio de ligação dos caminhões entre a Baixada Santista e a Capital. As críticas dos usuários são frequentes e, mesmo sabendo da importância dos caminhões na rotina diária da sociedade, eles são sempre alvos de reclamações. Sem dúvida, o acesso é a nossa pauta mais antiga. Lutamos por melhores condições incessantemente, mostramos às autoridades de todas as esferas as necessidades de melhorias e o quanto esta falta de infraestrutura adequada afeta a produtividade do maior complexo portuário da América Latina. Mas nossa força, neste quesito, é limitada a reivindicar e argumentar”.
Atualmente, o Sindisan é presidido por André Neiva, tendo como vice-presidentes os empresários Roseneide Fassina e João Manoel Alves Pinto.