O projeto no Sohar Max é o maior piloto de velas rotativas do mundo, com cinco velas cilíndricas, cada uma com 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro, instaladas na China (Foto: Divulgação/Vale)
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Sohar Max atraca no Brasil com sistema inovador de propulsão a vento
Projeto pioneiro da Vale em parceria com a Asyad busca descarbonizar transporte marítimo de minério
Um dos maiores navios do mundo equipado com sistema de propulsão a vento, o Sohar Max, atracou no Brasil na última semana, no Porto de Tubarão, em Vitória (ES). A embarcação, do tipo Valemax, é operada pela armadora Asyad, de Omã, e tem 362 metros de comprimento, com capacidade para transportar 400 mil toneladas de carga. O projeto é fruto de uma parceria com a Vale, que iniciou os testes com velas rotativas desenvolvidas pela Anemoi Marine Technologies, do Reino Unido. A tecnologia utiliza a força do vento para reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa.
O projeto no Sohar Max é o maior piloto de velas rotativas do mundo. As cinco velas cilíndricas, cada uma com 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro, foram instaladas em outubro, na China. A expectativa é de que a inovação proporcione ganhos de eficiência de até 6% e reduza anualmente até 3 mil toneladas de CO₂ equivalente por navio. O Sohar Max iniciou seu primeiro deslocamento com o sistema e seguirá em testes para avaliar os resultados nas próximas viagens.
“Desde 2010 a Vale já opera com navios altamente eficientes e, nos últimos anos, tem fomentado iniciativas para a adoção de energia eólica, que terá papel central na descarbonização do transporte marítimo de minério de ferro”, afirma Rodrigo Bermelho, diretor de Navegação da Vale. “Este projeto reforça essa tradição da área de navegação da Vale de investir em inovação e estimular a modernização da frota para reduzir as emissões, em parceria com os armadores”.
Além do Sohar Max, a Vale também financia testes com velas rotativas em outros navios, como o Guaibamax Sea Zhoushan, desde 2021, em parceria com a Pan Ocean, armador coreano. Ao todo, a empresa apoia sete projetos de energia eólica em embarcações que transportam minério de ferro.
A instalação no Sohar Max é o mais recente de uma série de iniciativas inovadoras conduzidas pela Vale e a Asyad. Projetos anteriores incluíram o uso de tinta de silicone para redução de resistência, inversores de frequência para economia de energia elétrica e dispositivos hidrodinâmicos para melhorar a eficiência de propulsão. Em todos os navios, foram instalados sistemas de monitoramento em tempo real para avaliar o desempenho das tecnologias.
Essas iniciativas integram o programa Ecoshipping, desenvolvido pela área de navegação da Vale para atender ao desafio de descarbonizar o transporte marítimo, em alinhamento às metas da Organização Marítima Internacional (IMO).
Como funcionam?
O sistema utiliza o efeito Magnus, no qual rotores cilíndricos giram para criar uma diferença de pressão que impulsiona o navio. A tecnologia reduz a potência necessária do motor principal e o consumo de combustível, sem comprometer a velocidade ou o tempo de viagem, desde que as condições de vento sejam favoráveis.