HUB
Somente duas bacias hidrográficas apresentam volume regular na Amazônia
O período de chuvas na Amazônia já teve início. Mas os rios estão demorando a recuperar a vazão, prejudicando o transporte de cargas e pessoas na região. Das 32 bacias hidrográficas locais, somente duas apresentaram um volume pluviométrico regular para janeiro e cinco estão com climatologia próxima para o período, segundo dados do boletim semanal de monitoramento climático do pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A demora na recuperação da vazão dos rios se deve à redução no volume de chuvas neste ano, em relação ao esperado para esta época, segundo o meteorologista e pesquisador do Centro de Dinâmica Ambiental (Codam) do Inpa, Renato Senna. “Embora as chuvas tenham retornado, como esperado para esta época do ano, em grande parte da região estão com volumes inferiores ao que normalmente é observado”, explica.
As chuvas regulares já estão ocorrendo nas nascentes dos rios, em áreas da Amazônia internacional, no Peru e na Colômbia, nas bacias Ucayalli e Marañon. Mas elas estão sendo influenciadas pelo El Niño (aquecimento superficial das águas do Pacífico Equatorial) e pelo aquecimento do Atlântico Tropical Norte, que afetam a circulação dos ventos, inibindo a formação de nuvens e, assim, as chuvas regulares.