domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Atualmente, a Santa Casa de Santos registra uma média de 60 doações diárias, porém enfrenta um estoque baixo dos tipos sanguíneos O+ e O-Crédito: Pixabay

Região Sudeste

Sopesp vai incentivar doação de sangue

Atualizado em: 15 de junho de 2023 às 10:00
BE News Enviar e-mail para o Autor

Iniciativa será em parceria com a Santa Casa de Santos e integra ação da entidade para apoiar a campanha Junho Vermelho

O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) realizará uma campanha para incentivar a doação de sangue. Programada para este mês, a ação ocorrerá em parceria com a Santa Casa de Santos e integrará a campanha Junho Vermelho, movimento nacional que visa incentivar essa doação e ressaltar a importância desse ato altruístico.

Com o tema Doe Sangue e Abrace a Vida,  a iniciativa do Sopesp tem como objetivo não apenas incentivar a doação, mas também homenagear os doadores, oferecendo brindes comemorativos como forma de reconhecimento pelo gesto solidário. Também está prevista a publicação de peças publicitárias em redes sociais, enfatizando a importância da doação. Segundo o presidente do sindicato, Régis Prunzel, o evento busca estabelecer uma conexão entre a comunidade e suas instituições.

“Estamos de mãos dadas com a Santa Casa de Santos nessa grande campanha que representa a união entre a sociedade e as instituições, todos trabalhando juntos para fazer a diferença e salvar vidas”, destaca Prunzel. E explica que esse é um projeto que faz parte de uma série de ações desenvolvidas ao longo do ano para celebrar os 30 anos de atuação da entidade e fortalecer a relação Porto-Cidade.

Dados recentes do Ministério da Saúde revelam que apenas 1,6% da população brasileira doa sangue regularmente, número abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece o índice de 3% para garantir um suprimento adequado.

Atualmente, a Santa Casa de Santos registra uma média de 60 doações diárias, porém enfrenta um estoque baixo dos tipos sanguíneos O+ e O-. Diante desse desafio, é fundamental que mais pessoas se juntem à campanha e se tornem doadoras. Para se qualificar como doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas, estar bem alimentado e apresentar um documento de identificação original com foto.

Os interessados em participar da campanha do Sopesp podem se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa de Santos, na Avenida Cláudio Luiz da Costa, 50 (no bairro do Jabaquara). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e aos sábados, das 7 às 11 horas. Ao realizar o cadastro, é importante mencionar que são doadores do Sopesp para que sua contribuição seja contabilizada. Esses doadores terão direito a estacionamento gratuito na instituição por até 2 horas, facilitando o acesso e a participação.

Compartilhe:
TAGS doação de sangue Junho Vermelho Santa Casa de Santos Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo