sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A situação de emergência também afetará a área da cidade de Campinas e se estenderá até menos de 80 quilômetros ao norte e ao oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Foto: Reprodução

Região Sudeste

SP alerta para aumento do risco de incêndio no Interior

Atualizado em: 27 de agosto de 2024 às 8:35
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Segundo a Defesa Civil, a maior parte do estado estará em situação de emergência até o próximo dia 31

A Defesa Civil de São Paulo divulgou os mapas de risco de incêndio para o interior do estado nos próximos dias. De acordo com as previsões do órgão, esse risco, que já havia colocado 48 cidades em situação de alerta, passará para situação de emergência na maior parte do estado até o próximo sábado (31).

As condições começarão a se agravar na região de Ribeirão Preto, onde as aulas na rede municipal foram suspensas na segunda-feira (26) devido à fuligem acumulada pelas queimadas recentes. A situação de emergência também afetará a área da cidade de Campinas e se estenderá até menos de 80 quilômetros ao norte e ao oeste da Região Metropolitana de São Paulo.

A piora da seca e o aumento dos focos de incêndio no final da semana passada levaram à formação de um gabinete de crise estadual, encarregado de coordenar mais de 7 mil trabalhadores, incluindo bombeiros, membros das Forças Armadas e civis.

Na região estão atuando três helicópteros da Polícia Militar, uma aeronave KC-390 e dois helicópteros da Força Aérea Brasileira, além de cerca de 30 veículos pesados. Drones também estão sendo utilizados, principalmente para combater incêndios na Área de Proteção Ambiental (APA) de Ibitinga, juntamente com equipamentos e equipes fornecidos pela iniciativa privada.

Atualmente, segundo a Defesa Civil, não há focos ativos de incêndio no estado. Entre as vítimas das queimadas, 66 pessoas ficaram feridas nos municípios de Ribeirão Preto e Barretos. Além disso, dois brigadistas morreram na cidade de Urupês, em um acidente com caminhão durante o combate às chamas na Usina Santa Isabel.

“Ação humana”

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, afirmou na segunda-feira (26) que 99,9% dos incêndios florestais ocorridos em São Paulo no último fim de semana foram provocados por “ação humana”. Ele informou que pelo menos 31 inquéritos foram abertos pela Polícia Federal (PF) para investigar possíveis casos de incêndios criminosos no estado.

Durante coletiva de imprensa, Wolff ressaltou que a Polícia Federal utilizará imagens de satélite para ajudar a identificar como os focos de incêndio começaram. “Quando a Polícia Federal suspeita de provocação humana, um inquérito é aberto e o processo segue”, explicou o secretário.

Wolff considerou surpreendente o fato de quase 50 municípios paulistas apresentarem focos de incêndio simultaneamente. Ele também mencionou outros dois fatores que contribuíram para a situação no fim de semana: a falta de chuvas no estado até o sábado (24) e os ventos que atingiram 70 quilômetros por hora.

De acordo com a Defesa Civil, 99,9% dos incêndios ocorridos em São Paulo no último fim de semana foram provocados por “ação humana” e pelo menos 31 inquéritos foram abertos. Foto: Valter Campanato/Arquivo/Agência Brasil

Compartilhe:
TAGS