O governador Tarcísio de Freitas apresentou ao ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, as áreas consideradas prioritárias para investimento no Estado Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Nacional
SP e comitiva da Arábia Saudita debatem futura cooperação e investimentos
Autoridades debateram assuntos como produção agrícola, hidrogênio verde e indústria de alimentos
O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), recebeu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Estadual, a comitiva saudita liderada pelo ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih. No encontro, foram debatidos assuntos como a alta capacidade agrícola de São Paulo, a produção do gás, além de temas como turismo e indústria de alimentos.
Tarcísio de Freitas fez uma apresentação das áreas consideradas prioritárias para investimento no Estado. Os tópicos apresentados foram a produção do biometano, etanol e hidrogênio verde e a instalação de um parque industrial pujante.
“Temos tomado medidas para estimular o investimento, sobretudo no campo tributário. Essas ações têm sido feitas para facilitar, para desburocratizar o investimento e a instalação de novas empresas. Nos cinco primeiros meses deste ano, o PIB do estado de São Paulo cresceu 2,3%. Tivemos a maior geração de empresas da nossa história, foram mais de 340 mil novas empresas criadas nesses meses e tivemos uma geração positiva de empregos, 240 mil novos postos de trabalho”, disse o governador.
O ministro de Investimentos da Arábia Saudita comentou sobre uma boa impressão a respeito da economia de São Paulo e citou preocupações locais principalmente a respeito da segurança alimentar, comentando que o país e o Estado podem fornecer essa carência.
“É um recurso muito importante e significativo para nós na Arábia Saudita. Temos planos bem detalhados para fornecer alimentos que serão cultivados na água por meio da aquicultura, usando agrotecnologia verde e novas tecnologias, mas só podemos produzir com certas quantidades substanciais de nossos alimentos. Sabemos que o Brasil e São Paulo fornecem a melhor fonte sustentável para isso”, analisou.
Além do ministro dos Investimentos, a comitiva da Arábia Saudita em São Paulo contou com as presenças do do chefe do Escritório para as Américas, Abdulrahman Bakir, do vice-ministro adjunto para Promoção de Investimentos, Abdulmajeed Albadrani, e do embaixador da Arábia Saudita em Brasília, Faisal bin Ibrahim Ghulam, além de empresários do país árabe.
Tarcísio estava acompanhado dos secretários Lucas Ferraz, de Negócios Internacionais, Natália Resende, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Arthur Lima, secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos, Juliana Cardoso, representante da secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Rui Gomes, da Investe SP.
Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento da Investe SP com a Saudi Invest, ligada ao Ministério de Investimentos da Arábia Saudita.
Honraria
Antes do início da reunião entre as autoridades, o governador de São Paulo fez a entrega da medalha Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria concedida pelo Estado de São Paulo, ao ministro Khalid Al-Falih.