Com um investimento total de cerca de R$ 7,1 bilhões, as intervenções visam a expansão da malha viária e a redução da tarifa com a implementação do sistema free flow (Foto: Divulgação/Governo de SP)
Região Sudeste
SP recebe quase 1.900 contribuições para concessão da Nova Raposo
De acordo com o Governo do Estado, mais de 60% das sugestões foram total ou parcialmente acatadas
O Governo de São Paulo recebeu um total de 1.879 contribuições referentes ao projeto de concessão rodoviária do lote Nova Raposo. As sugestões, críticas e solicitações foram colhidas durante consultas e audiências públicas promovidas pela Agência de Transporte do Estado (Artesp). Mais de 60% das sugestões foram total ou parcialmente acatadas pela administração estadual.
A iniciativa busca incluir a população nas discussões antes do lançamento do edital, alinhando-se aos princípios de transparência e participação ampla na estruturação dos projetos. As contribuições vieram de diversas entidades da sociedade civil, empresas e autoridades públicas.
Todas as manifestações foram analisadas por técnicos e equipes multidisciplinares do Governo de São Paulo, que aprofundaram os estudos para melhorar a modelagem original. As alterações incluem a redução das áreas desapropriadas e a inclusão de novos investimentos.
O projeto Nova Raposo contou com mais de 30 dias de consulta pública e duas audiências presenciais. Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos, também realizou visitas a cidades do Interior para apresentar os avanços do projeto. “Todas as sugestões foram avaliadas e a maioria foi acatada. O processo serviu ao propósito de ouvir a população e o poder municipal para melhorar o projeto”, afirmou Benini.
A concessão do Lote Nova Raposo promete beneficiar moradores de 10 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, visando resolver gargalos, especialmente no trecho urbano da Raposo Tavares que liga a capital a Cotia. Com um investimento total de cerca de R$ 7,1 bilhões, as intervenções visam a expansão da malha viária e a redução da tarifa com a implementação do sistema free flow.
A previsão é que o edital de concessão seja publicado neste mês. O contrato terá validade de 30 anos.
Principais mudanças incluídas no projeto:
– Inclusão de investimentos na Nova Raposo:
Foram solicitados novos investimentos, como dispositivos de acesso, passarelas e duplicações, analisados sob os pontos de vista de engenharia, socioambiental e – econômico-financeiro. Entre as inclusões estão 25 quilômetros de ciclovias entre Cotia e São Paulo, quatro dispositivos em Araçariguama, Cotia e Carapicuíba, e novas passarelas ou passagens inferiores em Itapevi, Araçariguama e Cotia.
– Viadutos de acesso:
Para melhorar o tráfego nos acessos a bairros residenciais da Capital, como Butantã e Alto de Pinheiros, e desafogar o eixo principal, a concessão prevê a construção de um acesso ligando a avenida Escola Politécnica à Marginal Pinheiros e outro na chegada ao Butantã. A medida, estruturada após as contribuições da consulta pública, resultou na retirada do viaduto anteriormente previsto entre a avenida Valentim Gentil e o Alto de Pinheiros.