O novo sistema de consultas “Estatísticas Online” agilizará busca por dados de movimentação de carga e já está disponível no site da Autoridade Portuária (Sergio Coelho_Arquivo_Codesp)
Região Sudeste
SPA lança sistema inteligente de consulta às estatísticas do Porto de Santos
Ferramenta agilizará busca por dados de movimentação de carga e já está disponível no site da Autoridade Portuária
A Santos Port Authority (SPA) atualizou a sua plataforma de divulgação de estatísticas de movimentação de carga. O novo sistema de consultas denominado “Estatísticas Online” (EO) foi apresentado pela estatal que administra o Porto de Santos (SP) na manhã de quinta-feira (10). Trata-se de uma ferramenta de business intelligence, com um layout mais intuitivo e inovador.
“O novo programa dá maior confiabilidade e agilidade às consultas e permite que o usuário selecione os parâmetros de sua pesquisa, conforme suas necessidades. Essa solução atenderá, com maior eficiência, às demandas tempestivas, cada vez maiores, por dados estatísticos do Porto de Santos”, afirmou o então diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da SPA, Bruno Stupello, antes de deixar o cargo horas depois.
O superintendente de Planejamento Portuário da SPA, Bruno Tolino Grecco, acrescentou que havia uma necessidade de implementar uma ferramenta mais alinhada ao mercado. “A gente tem uma gama enorme de dados”, afirmou Tolino, destacando que o novo sistema propiciará melhor disponibilidade e utilização das estatísticas.
Os dados mensais serão disponibilizados todo dia 15 do mês seguinte no “Estatísticas Online”. O sistema pode ser acessado no site www.portodesantos.com.br, no menu Informações Operações/Estatísticas.
O assessor de Desenvolvimento de Negócios, Rui Garcia, que também participou da apresentação, disse que o sistema de consulta anterior, denominado Mensário Estatístico, permanecerá disponível até o fim de dezembro. A partir de janeiro, as informações estarão somente no EO. Serão disponibilizadas consultas pormenorizadas da movimentação de cargas por berço de atracação, tipo de carga e por terminal, entre outros, desde 2005. O sistema conta com uma tela resumo com os comparativos mensais e anuais e com os recordes de movimentação, inclusive por tipo de carga.
O novo sistema foi desenvolvido ao longo do último ano por profissionais da própria SPA. Segundo Stupello, a meta é realizar ajustes constantes de forma a, no futuro, tornar o EO uma ferramenta com atualizações de cargas praticamente em tempo real.