A simulação se deu com um trabalhador sendo atropelado por um caminhão que perdeu o controle dentro do cais, provocando na sequência um incêndioCrédito: Divulgação/SPA
Região Sudeste
SPA realiza treinamento de acidente e combate a incêndio dentro de terminal
Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e Guarda Portuária se mobilizaram para a simulação no Porto de Santos
A Santos Port Authority (SPA), Autoridade Portuária gestora do Porto de Santos (SP), realizou ontem (30) um exercício de simulado de atendimento a um acidente. Na ocasião, a simulação se deu com um trabalhador sendo atropelado por um caminhão que perdeu o controle dentro do cais, provocando na sequência um incêndio.
De acordo com a SPA, o treinamento ocorreu em um terminal de celulose no cais de Outeirinhos, na margem direita do Porto de Santos.
Para o atendimento do simulado, foram chamados o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), equipes do Corpo de Bombeiros e da Brigada de Incêndio da Guarda Portuária, além de membros do Plano de Ajuda Mútua (Pam) do Porto de Santos.
Segundo a SPA, o objetivo foi treinar e preparar os integrantes das equipes de emergência para casos de ocorrência real, avaliar a eficiência do uso de recursos e tempo de resposta. O simulado serviu para que as equipes conhecessem as rotas de acesso e verificação do tempo de atendimento.
“Os exercícios simulados ocorrem regularmente e permitem a promoção de orientações a importantes atores envolvidos no processo, como colaboradores da SPA, prestadores de serviço, terminais e operadores portuários, além de usuários do porto. Traz conhecimento para agilidade e eficiência na mobilização de recursos e identificação de melhorias que serão implementadas para os próximos exercícios e, consequentemente, nos atendimentos futuros”, escreveu a Autoridade Portuária em comunicado.