A expectativa dos organizadores do programa é que nesta fase as startups selecionadas criem soluções que ajudem a impulsionar o mercado de hidrogênio verdeCrédito: Divulgação
Nacional
Startups brasileiras de H2V ganham aceleração em programa com a Alemanha
Empresas terão apoio para desenvolver projeto-piloto focado na cadeia de hidrogênio verde
Oito startups brasileiras que estão trabalhando em projetos para desenvolver a cadeia do hidrogênio verde (H2V) foram selecionadas pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável para acelerar suas etapas.
A seleção foi por meio do programa de inovação iH2brasil, e as empresas irão agora para o seu terceiro ciclo de aceleração e poderão desenvolver o projeto-piloto de suas ideias. A expectativa dos organizadores do programa é que nesta fase as startups selecionadas ajudem a impulsionar o mercado de H2V, criando soluções para uma cadeia produtiva sólida e eficiente.
As startups selecionadas são: Delphys Partners, Protium Dynamics, NovoCell Sistemas de Energia, Aquapower, Rio Petróleo, Tecnoagro, Eidee Inova e Pix Force.
Além do apoio para impulsionar seus negócios e desenvolver um projeto-piloto focado na cadeia de hidrogênio verde, terão suporte técnico e regulatório para facilitar a projeção de suas soluções no mercado.
Segundo a Câmara de Cooperação, o objetivo do programa é fortalecer o ecossistema brasileiro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio do apoio a soluções que abranjam toda a cadeia produtiva do hidrogênio verde.
“Estamos muito felizes com os resultados alcançados pelas startups aceleradas nas primeiras edições e temos grandes expectativas em relação ao 3º ciclo. As oito startups selecionadas trouxeram ideias incríveis para o fomento do hidrogênio verde no Brasil”, disse Bernd dos Santos Mayer, coordenador do componente de inovação em hidrogênio verde do H2Brasil (GIZ Brasil).
Para Bruno Vath Zarpellon, diretor de inovação e sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha, em São Paulo, o hidrogênio verde é uma das principais apostas globais para uma sociedade mais sustentável ao utilizar processos operacionais mais limpos.
O iH2brasil é uma iniciativa do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), GmbH (GIZ Brasil) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Quem financia é o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde.