Os especialistas destacaram durante o painel do Inova Export a aplicação de inteligência artificial e o papel das startups para superar gargalos na infraestrutura e logística brasileira (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Inova Export
Startups veem oportunidades para inovação em logística e infraestrutura
Especialistas destacam que tecnologia e parcerias são chaves para superar desafios operacionais e aumentar eficiência
Representantes de startups nos setores de infraestrutura e logística destacaram as oportunidades de mercado mais promissoras para as empresas diante dos gargalos enfrentados nas áreas de tecnologia e modernização das operações. A discussão ocorreu durante o Inova Export, evento integrado à programação do Fórum Sudeste Export, realizado no último dia 16, em São Paulo.
Márcio Guerra de Carvalho, consultor de Comércio Exterior e Internacionalização no Sebrae-SP, enfatizou que muitas das dificuldades enfrentadas podem ser superadas através do desenvolvimento de tecnologia, especialmente com a aplicação da inteligência artificial.
Carvalho mencionou que o Sebrae acompanha diversas empresas e oferece ajuda para que iniciem no mercado de infraestrutura e logística. “O programa Sebrae For Startups oferece mentoria e treinamento de qualidade para todas as startups, independentemente do seu nível de maturidade ou do estágio em que se encontram”, disse. “Nós temos várias ferramentas para proporcionar networking e parcerias, aliando assim toda a questão de infraestrutura, recursos e possibilidades”, completou.
Luiz Simões, CEO da HXTOS (startup que atende o mercado de carga solta e granel sólido), compartilhou sua experiência no setor, comentando que seu trabalho com portos desde 2010 foi fundamental para entender as necessidades de um segmento complexo.
“Existem problemas de todos os tipos operacionais na área de comércio exterior, tanto de importação quanto de exportação. O mercado é muito grande e é bastante importante entender a dor, independentemente do tamanho. Às vezes, parece que é algo pequeno, mas quando você resolve aquilo, abre uma janela de oportunidades”, afirmou.
Simões ainda ressaltou a necessidade de uma cultura de inovação dentro das empresas de logística. “Está tudo aí no mercado, há muita gente para ajudar: entidades públicas, privadas, Governo etc. A partir do momento em que você começa a incorporar isso, entende os passos necessários, cria engajamento e todo o resto gera uma consequência positiva desse movimento que precisa ser realizado cada vez mais”, pontuou.
Rene Rodrigues, investidor na BR Angel, complementou o posicionamento, declarando que o momento atual é propício para o avanço tecnológico.
“Estamos vivendo um período com tantas tecnologias emergentes, como inteligência artificial, 5G e blockchain. Isso cria um terreno fértil para resolver problemas”, observou. Rodrigues citou o exemplo de uma startup que, em parceria com um grande fabricante de caminhões, desenvolveu veículos autônomos para solucionar um desafio logístico em uma indústria. “Eles utilizaram sensores, big data e inteligência artificial para resolver essa questão”, concluiu.
Geraldo Santos, acionista e diretor de novos negócios na FCJ GROUP, destacou a disponibilidade de capital externo no Brasil, especialmente em áreas como descarbonização e energias alternativas. “Existem fundos com dinheiro em dólar prontos para investir, mas o mercado ainda precisa amadurecer, pois faltam soluções e startups focadas em renovação”.
Santos observou que, apesar do capital disponível, há dificuldades em encontrar startups maduras. “Há empresas com dinheiro parado há dois anos, enfrentando desafios para identificar negócios que possam gerar retorno financeiro”, explicou. Ele enfatizou que investidores buscam a viabilidade das startups para justificar aportes maiores, ressaltando a importância de comprovar seu potencial de retorno.
O painel “Mudando o jogo: Como as startups estão redefinindo o futuro” foi moderado por Isadora Azzalin, Community Manager da AZZAS Tecnologia, e integrou a programação do fórum regional.
O Sudeste Export 2024 foi uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.