Com as câmeras conectadas com 5G é possível fazer o registro automático do número do chassi, horários de chegada e saída do pátio e a vaga em que o carro foi estacionadoCrédito: Divulgação/Suape
Região Nordeste
Suape tem tecnologia para veículos
Rede de 5G e câmeras inteligentes foram instaladas no hub do complexo pernambucano
A rede 5G privativa instalada pelo Porto de Suape (PE) para automatizar as operações realizadas em seu hub de veículos neste ano foi apresentada na quarta-feira, dia 12, em um evento em São Paulo, que reuniu autoridades do segmento de tecnologia e inovação de diversos setores da economia.
A tecnologia permite a identificação em tempo real da entrada e saída de automóveis no Pátio Público de Veículos por meio de utilização da inteligência artificial (IA).
A apresentação do projeto no MPN Fórum, primeiro seminário nacional dedicado ao mercado de redes privativas móveis, foi feita pelo diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Nilson Monteiro, e pela diretora-executiva da Embratel, Maria Teresa Lima.
O encontro, realizado na quarta-feira, no Centro de Convenções de São Paulo, trouxe uma série de soluções apresentadas pelas redes privativas móveis em operação no Brasil.
Em Suape, a iniciativa conta com a parceria da Embratel e da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, e tem como objetivo proporcionar inovação ao setor portuário.
No caso do porto pernambucano, foi instalada a rede 5G Standalone (SA) privativa, na faixa 3,5GHz. Utilizando a quinta geração de internet móvel da Claro e câmeras inteligentes integradas com uma solução de Video Analytics, foi possível automatizar e otimizar os processos logísticos de identificação e monitoramento de entrada e saída de veículos armazenados nos pátios do porto.
Para Nilson Monteiro, Suape saiu na frente em relação à inovação portuária.
“A ideia é trabalhar com rede privativa para garantir segurança e celeridade às ações de quem trabalha no dia a dia das operações. O atracadouro pernambucano vem ganhando cada vez mais destaque na movimentação de veículos e a implementação do projeto é um diferencial que pode impactar no crescimento dessas operações”, enfatizou o gestor, que acompanhou todas as etapas do projeto-piloto desenvolvido em março deste ano.
As câmeras conectadas com 5G executam leitura simultânea da tag presente em cada um dos carros, coletando o número do chassi. Essa ação possibilita o registro automático do dado em uma plataforma, que também armazena o horário de chegada no pátio, a vaga na qual o automóvel foi estacionado e quando foi retirado do local, com acompanhamento em tempo real.
A partir disso, os operadores passam a ter uma visão completa das atividades logísticas mais efetivas, conseguindo saber exatamente onde se encontrava cada carro em determinado momento.
Hub
O Hub de Veículos do Complexo Industrial Portuário de Suape tem se destacado pelo volume de embarque e desembarque de automóveis utilitários e de passeio. O crescimento da movimentação deste tipo de carga teve aumento de 59% em relação ao mesmo período de 2022. No primeiro semestre deste ano, passaram pelo Porto de Suape 42.123 automóveis, tanto para exportação, importação e transbordo.
Suape é a porta de saída para as unidades automotivas produzidas no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), e da Fiat, em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina, Panamá, México, Colômbia e Estados Unidos.
O porto ainda importa veículos de marcas como Toyota, General Motors (GM) e Volks, além de realizar operação de transbordo de carros fabricados no Uruguai e na Argentina e distribuídos para vários países do continente a partir de Suape.