sábado, 16 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

As iniciativas foram apresentadas durante o painel “Ações de sustentabilidade e tecnologias verdes adotadas pelos portos públicos” (Crédito: Saulo Cruz/Brasil Export )

Brasil Export

Suape, Itaqui, Paranaguá e Codeba avançam em iniciativas sustentáveis

Atualizado em: 28 de outubro de 2022 às 12:38
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Representantes dos portos públicos falaram sobre os projetos implementados para mitigar impactos ambientais e reduzir custos 

As iniciativas sustentáveis, com foco na redução de impactos ambientais, dos portos do Itaqui (MA), Suape (PE), Paranaguá (PR) e Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), foram apresentadas durante o painel “Ações de sustentabilidade e tecnologias verdes adotadas pelos portos públicos”, promovido na tarde de quarta-feira, durante o fórum do Brasil Export, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF). 

O presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, falou sobre a eliminação do papel na Empresa Maranhense de Administração Portuária. “Estamos com 98% dos nossos processos digitalizados e tudo indica que até o final deste ano não teremos nenhum papel circulando na Emap”. Ele citou que a companhia premia operadoras e arrendatárias “por melhores práticas ambientais” com o Prêmio IDA (Índice de Desempenho Ambiental).

Já o diretor-presidente da Codeba, Almirante Carlos Autran, mencionou que a criação de um projeto-piloto de energia renovável na Bahia. “Os benefícios serão a redução na conta de energia e a implantação de novas tecnologias na área energética da empresa”, afirmou.

Lançado neste ano, o TechHub de Hidrogênio Verde foi lembrado pelo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos Cavalcanti. “É uma parceria com o Senai, no sentido de trazer projetos de pesquisa de desenvolvimento e inovação para dentro do porto organizado”, destacou.  

No Sul, para mitigar impactos ambientais e operacionais, a Portos do Paraná firmou convênio com a Cibiogás, do Parque Tecnológico de Itaipu. “Nós vamos montar uma planta biodigestora de resíduos orgânicos no Porto de Paranaguá para a produção de três ou quatro produtos, energia elétrica, biogás, hidrogênio e o digestado, um resíduo que vai ficar dentro da planta digestora, o lodo final que não é biodegradado”, comentou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana. 

A apresentação do painel ficou a cargo do presidente do Conselho ESG do Brasil Export e diretor geral e de Operações da Voz dos Oceanos, João Amaral, e a moderação foi realizada pelo diretor de Redação do BE News, Leopoldo Figueiredo. 

O último encontro do ano do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística de Infraestrutura Portuária é uma realização da Una Marketing de Eventos e ocorreu nos dias 19 e 20 deste mês. O evento foi transmitido online pelo portal BE News, com flashes na Bandnews e no canal Agro+.

Compartilhe:
TAGS