Região Sul
Sul Export debaterá transporte hidroviário e concessão de canais
O Fórum Regional acontece nos dias 16 e 17 de maio, em Florianópolis, e será transmitido 100% online
Os avanços no transporte hidroportuário e a concessão dos canais de acesso dos portos da região Sul serão alguns dos temas discutidos nos painéis do Fórum Regional Sul Export 2022, que será realizado nos dias 16 e 17 de maio, no Hotel Faial Prime Suites, em Florianópolis (SC).
O evento presencial é exclusivo a conselheiros, autoridades e patrocinadores. O público em geral poderá acompanhar o fórum de forma online, via plataforma Zoom.
A programação completa ainda será definida pelo Comitê Técnico Orientador, que reúne as principais lideranças e especialistas do setor de logística e infraestrutura portuária. Esse modelo, mais uma vez, garantiu um amplo e abrangente centro de discussões com temas relevantes e que tragam contribuição para todo o setor logístico portuário nacional.
Entre os temas definidos, estará os avanços via transporte hidroportuário. Neste sentido, a Portos RS, que administra os complexos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, tem realizado intenso trabalho para ampliar a movimentação de cargas por hidrovias no Estado. Em 2020, elaborou o Guia do Sistema Hidroportuário do RS, documento que detalha o potencial das vias navegáveis interiores e como este tipo de operação impacta na redução de custos e na economia de combustível no transporte de cargas.
Quanto à concessão dos canais de acesso dos portos da região Sul, tema presente no primeiro painel do dia 17, há um debate sobre a questão desde que o Governo Federal anunciou, em maio do ano passado, interesse em conceder à iniciativa privada a gestão do canal de acesso dos Portos de Paranaguá e Antonina, portos de baía que sofrem com o assoreamento constante.
Por isso, obras de dragagem devem ser feitas frequentemente, o que não condiz com a burocracia das licitações contratadas pela Administração Pública. A ideia é que, com a gestão privada, processos como este tenham mais agilidade e economia.
Ao longo do evento serão debatidos também a “Formação de corredores logísticos e o desenvolvimento da logística terrestre na região Sul” e a “Visão dos embarcadores sobre os processos portuários e o transporte multimodal na região”. A programação completa será divulgada em breve.
Programação preliminar e sujeita a alterações do Sul Export 2022
Dia 16 | Segunda-feira
9h00 – Café da manhã com governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (atividade somente para um representante de cada patrocinador)
10h30 – Saída do hotel para Imbituba
11h30 – Recepção na Autoridade Portuária de Imbituba
12h00 – Apresentação pelo diretor-presidente do Porto, Fabio Riera
13h00 – Almoço
14h30 – Visita ao terminal da Santos Brasil
15h30 – Visita a outras dependências do Porto de Imbituba
16h30 – Retorno para Florianópolis
Início da transmissão online
19h00 – Solenidade de abertura com a participação do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni
Dia 17 | Terça-feira
Início da transmissão online
9h00 – Abertura da programação técnica desenvolvida pelo Conselho do Sul Export
– Palavras de José Roberto Campos, presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, e Jesualdo Silva, presidente do Conselho do Sul Export
9h15 – Painel 1: Concessão dos canais de acesso de portos da região Sul
10h15 – Painel 2: Modelo de gestão de portos delegados aos estados da região e o futuro dessas administrações
11h15 – Coffee break
11h30 – Painel 3: Avanços no transporte hidroportuário: os setores produtivos que podem ser beneficiados com a BR do Mar e dos Rios
12h45 – Almoço
14h30 – Painel 4: Visão dos embarcadores sobre os processos portuários e o transporte multimodal na região
16h00 – Coffee break
16h15 – Painel 5: Formação de corredores logísticos e o desenvolvimento da logística terrestre na região Sul
18h00 – Leitura da Carta de Compromisso em Ano Eleitoral pelo presidente do Conselho, Jesualdo Silva, e anúncio do Mercosul Export