O modelo KC-390 Millennium, da Base Aérea de Anápolis, foi equipado pela primeira vez com o Sistema MAFFS, desempenhando um papel crucial na contenção das chamas. Foto: Divulgação/FAB
Região Centro-Oeste
Super avião chega a 1 milhão de litros de água contra o fogo no Pantanal
Modelo KC-390 Millennium é operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa da Base Aérea de Anápolis (GO)
A Força Aérea Brasileira (FAB) está atuando no combate aos incêndios no bioma do Pantanal, sob a coordenação do Comando Conjunto da Operação Pantanal II, desde o dia 28 de junho. Na segunda-feira (19), a operação atingiu a marca de mais de 1 milhão de litros de água lançados na região.
Nesta missão, o KC-390 Millennium, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – da Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, foi equipado pela primeira vez com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, na sigla em inglês), desempenhando um papel crucial na contenção das chamas. O MAFFS, composto por um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda da aeronave, pode descarregar até 12 mil litros de água em apenas 7 segundos sobre as áreas atingidas pelo fogo.
O KC-390 foi desenvolvido e fabricado pela Embraer, uma empresa brasileira. O sistema MAFFS pesa cerca de seis toneladas sem água, e a instalação no KC-390 Millennium requer entre seis e oito horas de trabalho. A preparação da aeronave é realizada por uma equipe especializada de militares das áreas de Elétrica e Mecânica.
Durante as missões de combate a incêndios, como a no Pantanal, o MAFFS do KC-390 é abastecido com água de duas piscinas instaladas próximas à aeronave, cada uma com capacidade para 24 mil litros. Além da água, o sistema utiliza ar comprimido para pressurizar o líquido durante o lançamento sobre os focos de incêndio. O processo de abastecimento dura cerca de 30 minutos, permitindo uma decolagem rápida para continuar o combate às chamas.