Localizado no coração da Zona Franca de Manaus, o Depot do Super Terminais é considerado estratégico para armadores de toda a região delimitadaCrédito: Divulgação
Região Norte
Super Terminais amplia capacidade de armazenamento
Intenção é que até o final de 2023, Depot da empresa aumente sua capacidade em 78%
Com a expectativa de aumento da movimentação de contêineres, o Super Terminais vai investir R$ 3 milhões para ampliar seu depósito (Depot) de contêineres vazios na Zona Franca de Manaus.
A estimativa é que até o final de 2023, o Depot da companhia aumente em 78% a sua capacidade de manutenção e estocagem de contêineres vazios.
Segundo a empresa, o depósito tem área total de 39.842 m² e capacidade para armazenar até 10.406 TEU. Com os novos investimentos, a área chegará a 64.342 m² e capacidade para até 15.806 TEU.
O Super Terminais informou que, neste ano, já percebeu um aumento de 10% na demanda por armazenamento de contêineres, número que deve ser ainda maior nos próximos meses, justificando a ampliação.
“Alguns dos nossos clientes esperam que essa demanda aumente em 30% ainda em 2023. Muitos contêineres ficaram retidos na Ásia nos últimos anos e agora o escoamento das unidades começa a se normalizar”, explica Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.
Para o executivo, a expansão deve também aumentar o fluxo de movimentação interna no Super Terminais, gerando mais empregos diretos e indiretos.
“Naturalmente, com uma expansão de grande porte como esta, a expectativa é que o fluxo de movimentação também aumente. Com isso, haverá também ampliação no número de operadores de empilhadeiras, controladores de pátio e eletricistas de máquinas.
Indiretamente, também prevemos aumento no número de empregos gerados através de prestadores de serviço que atuam na rotina do Depot, como a oficina de reparo, por exemplo”, afirma.
Localizado no coração da Zona Franca de Manaus, o Depot do Super Terminais é considerado estratégico para armadores de toda a região delimitada. Segundo Marcelo Lucas Leal, coordenador de Depot, a proximidade com as empresas da região traz mais agilidade aos armadores.
“Estamos no meio do distrito industrial, o que traz muita celeridade para a nossa operação, e muito próximo do porto para transporte das unidades”, explica Leal.
Tecnologia
Além da localização, o treinamento das equipes e a tecnologia auxiliam na eficiência das operações. Segundo Leal, em setembro de 2021, o Super Terminais passou a utilizar no Depot um novo sistema de gestão, que conseguiu automatizar etapas, reduzindo de 20 minutos para 4 minutos o tempo de recebimento e desmontagem das unidades de armazenamento.
“Com a tecnologia, conseguimos organizar uma logística eficiente, que permitiu aumentarmos em 30% nossa capacidade de recebimento, ainda em 2021”, explica o coordenador de Depot.