No último dia 12, o porto da Super Terminais recebeu o navio MSC Manya, com mais de 950 contêineres, um marco no início da recuperação da maior seca já registrada no estado (Foto: Reprodução/Super Terminais)
Região Norte
Super Terminais bate recorde de movimentação com ajuda de píer flutuante
Infraestrutura temporária instalada em Itacoatiara garantiu operações durante a seca mais severa do Amazonas
O Super Terminais bateu o recorde de movimentação de cargas de sua história, com um total de 264.805 TEU (cerca de 140 mil contêineres) no acumulado de 2024. O volume, segundo a companhia, só foi possível com a instalação de um píer flutuante da empresa em Itacoatiara (AM), em setembro deste ano, medida considerada fundamental para manter o abastecimento e escoamento da produção da Zona Franca de Manaus durante a vazante mais severa já registrada na região, além de manter empregos e evitar paralisações em grandes fábricas.
O ciclo de sucesso se fecha com a normalização das operações no porto da capital amazonense, que retomou suas atividades após o longo período de seca. No último dia 12, o complexo recebeu o navio MSC Manya, com mais de 950 contêineres, um marco no início da recuperação da maior seca já registrada no estado. Na terça-feira, dia 17, terminaram as operações do último navio do ano, o NC Bravo, em Itacoatiara, data em que as atividades no município foram encerradas.
A importância da operação em Itacoatiara e de outras iniciativas da Super Terminais foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do Amazonas. No último dia 12, o diretor da empresa, Marcello Di Gregorio, recebeu a Medalha ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria concedida a pessoas que contribuem para o desenvolvimento e valorização da sociedade amazonense.
“Trata-se de um trabalho em equipe, em uma operação que só foi possível por conta do empenho dos nossos colaboradores. Apesar da seca intensa que atingiu a nossa região, superamos os desafios impostos pela estiagem e o nosso compromisso com o estado do Amazonas”, disse Di Gregorio, que recebeu a medalha do deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil).
O Super Terminais recebeu mais de 33 mil contêineres e cerca de 840 mil toneladas de cargas no píer flutuante de Itacoatiara desde o dia 12 de setembro. O volume foi movimentado em 27 navios, em uma operação 24×7. Com isso, o terminal apresentou uma média de 36 MPH (movimentos por hora), considerada excelente.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, até outubro o Amazonas alcançou US$ 13,7 bilhões em importações, superando o total de 2023, que foi de US$ 12,6 bilhões. A previsão é a de que o Amazonas atinja US$ 16 bilhões até o fim do ano, o que fará de 2024 o ano com mais importações desde 2017.
Em uma comparação entre outubro de 2023 e outubro deste ano, o salto nas importações é expressivo. Em 2023, com as restrições portuárias em decorrência da seca, o estado registrou apenas US$ 604 milhões em importações. Neste ano, com os portos temporários operacionais, o valor para o mesmo mês chegou a US$ 1,378 bilhão.
A iniciativa foi viabilizada por um investimento de R$ 55 milhões por parte do Super Terminais, que incluiu a aquisição de equipamentos essenciais como poitas, amarras e bombas, além de estudos de batimetria e solo. A empresa também cobre despesas com transporte, alojamento e alimentação dos funcionários, além do aluguel de escritórios e outras necessidades operacionais.
Píer flutuante
A operação foi desenvolvida por Heitor Augusto de Souza Lima, engenheiro naval da empresa PGE. O píer flutuante foi instalado em uma área adquirida exclusivamente para o uso do Super Terminais, com especificações robustas: espaço de 300 mil metros quadrados, localizado na margem esquerda do rio Amazonas, com acesso rodoviário asfaltado pela estrada do Aeroporto de Itacoatiara, e a apenas 1,4 km do porto público local.
O módulo de mais de 300 toneladas foi posicionado a 100 metros da margem, com uma profundidade de 34 metros de calado e permite a recepção de todos os tipos e tamanhos de navios operados atualmente, sem dificuldades. A navegação entre Itacoatiara e Manaus foi otimizada, com tempo de viagem estimado em 18 horas na ida (108 milhas náuticas ou aproximadamente 200 km) e 12 horas na volta.
A iniciativa foca no transbordo de contêineres, que chegam ao píer provisório em navios cargueiros, são descarregados em balsas e seguem viagem até o porto do Super Terminais em Manaus, onde são encaminhados para seu destino final, que normalmente são fábricas da indústria amazonense.
O píer flutuante de 240 metros de comprimento e 24 metros de largura comporta três guindastes Konecranes ESP10, cada um com 64 metros de lança, alimentados por quatro geradores de 500 Kva, incluindo um gerador de backup.