O transporte de carga recorde foi realizado através da primeira viagem do Green Santos, nome dado ao maior navio de transporte de celulose do mundo, da Cosco Shipping Carriers (Foto: Divulgação/Suzano)
Região Sudeste
Suzano conclui envio recorde de celulose em um único navio
Carga de 72 mil toneladas do produto saiu do Brasil em março e chegou nesta semana à China
O terminal da Suzano, localizado no Porto de Santos (SP), celebrou a conclusão do maior envio de celulose transportada em um único navio. A carga de 72 mil toneladas do produto saiu do Brasil no dia 4 de março e chegou ao seu destino final no último dia 9 de abril, na China.
O transporte de carga recorde foi realizado através da primeira viagem do Green Santos, nome dado ao maior navio de transporte de celulose do mundo, da Cosco Shipping Carriers, que possui capacidade de transportar 77 mil toneladas do produto.
“A capacidade do Green Santos não apenas otimiza a eficiência logística, mas também contribui para uma redução da pegada de carbono por tonelada transportada”, disse a Suzano, em comunicado oficial.
Os envios robustos de celulose por parte da empresa devem continuar porque este navio, que foi entregue no final de 2023, faz parte de uma frota de embarcações com porte semelhante que vão ser entregues ainda neste ano.
Segundo a Suzano, a iniciativa visa atender o aumento previsto das exportações de celulose proveniente da fábrica da Suzano em construção em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul.
Conhecida como Projeto Cerrado, a unidade, que entrará em operação até junho de 2024, elevará a capacidade total da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais, representando um aumento representativo de 20%, e terá sua produção escoada a partir da cidade do litoral paulista, onde foi realizado o primeiro embarque do Green Santos.
A celulose se apresenta como a base dos negócios da Suzano, uma das principais empresas exportadoras do produto no país. No ano passado, a celulose representou 77% da receita líquida da empresa, com 93% das vendas totais feitas para o exterior.