sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Tarcísio apresenta túnel Santos-Guarujá em roadshow na Europa

Atualizado em: 8 de fevereiro de 2024 às 9:56
BE News Enviar e-mail para o Autor

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniu com representantes da joint-venture holandesa Tec Tunnel em Paris, França, nessa quarta-feira. Esse foi um dos compromissos do roadshow que ele está realizando pela Europa, para apresentar oportunidades de investimento em transportes no estado. No encontro, apresentou o projeto de construção do túnel imerso do Porto de Santos (SP), que ligará as duas margens do complexo marítimo, nas cidades de Santos e Guarujá. Em sua estrutura, além das faixas para o tráfego de carros e caminhões, haverá uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e um corredor para ônibus. 

Em nota, Tarcísio destacou que conversou “com grupos interessados no túnel Santos-Guarujá, que será uma conquista após quase cem anos de reivindicação na Baixada Santista, e a iniciativa privada será parceira importante para tirar o projeto do papel. No reunimos com grandes operadores de infraestrutura que ainda não estão no Brasil e que demonstraram interesse pelos projetos de São Paulo”. A Tec Tunnel é uma das principais companhias internacionais no setor de túneis e líder no nicho de estruturas imersas.

Segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos, a implantação do túnel terá um custo de R$ 6 bilhões. A obra é o principal projeto portuário da nova versão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e deve ser entregue até o final de 2028. A estrutura terá 1,5 quilômetro, contando com um túnel imerso de 870 metros, que passará por baixo do canal portuário. 

A consulta pública sobre a construção do túnel Santos-Guarujá deve ocorrer no próximo mês. O leilão para selecionar a empresa construtora está previsto para acontecer no segundo semestre.

O governador também fez uma visita técnica à Gare du Bourget, uma das principais estações de metrô da Região Metropolitana de Paris, nessa quarta-feira. A unidade é administrada pelo grupo privado Keolis, presente na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, com operação de 13 diferentes modos de transporte.

Compartilhe:
TAGS Baixada Santista Guarujá internacional investimento litoral missão Santos São Paulo SP