sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Produzidos pela empresa chinesa ZPMC, os 11 RTGs têm altura de elevação de 21,2 metros, permitindo um empilhamento de 6+1 e capacidade de içamento de 41 toneladasCrédito: Divulgação/TCP

Região Sul

TCP aguarda a chegada de 11 novos RTGs

Atualizado em: 25 de outubro de 2023 às 9:47
BE News Enviar e-mail para o Autor

Gestora do Terminal de Contêineres de Paranaguá adquiriu os equipamentos, que deixaram a China no último dia 8

A TCP, empresa responsável pela gestão do Terminal de Contêineres de Paranaguá, está prestes a receber 11 novos RTGs (Rubber Tyred Gantry). Estes equipamentos foram adquiridos em agosto de 2022 e partiram da China em 8 de outubro deste ano, com previsão de chegada a Paranaguá até o final de novembro, um mês antes do prazo original.

Produzidos pela empresa chinesa ZPMC, esses 11 guindastes têm uma altura de elevação de 21,2 metros, permitindo um empilhamento de 6+1 e uma capacidade de içamento de 41 toneladas. Essa adição eleva o número de RTGs na TCP de 29 para 40, um notável aumento de 38% em seu parque de transtêineres. Isso proporcionará uma expansão na produtividade e uma maior confiabilidade na operação de navios, conforme explicado por Fernando Henrique Carneiro Reis, gerente de manutenção da TCP.

Além disso, esses RTGs estão equipados com tecnologias de segurança avançadas, como o mapeamento de pilhas com laser e um sistema anti-levantamento de carretas, o que ajuda a evitar acidentes em situações em que os contêineres ficam presos nas carrocerias dos caminhões.

A aquisição desses novos RTGs faz parte de um plano de investimento de R$ 370 milhões pela TCP, que deve ser concluído até o final deste ano. Entre os projetos já finalizados estão a compra de 17 novos Terminal Tractors (TTs), a eletrificação de dois RTGs que operam na linha férrea e a construção de uma nova subestação de energia modelo GIS (subestações isoladas a gás), entre outros.

Para 2023, está programada a expansão do número de tomadas no pátio reefer, de 3.572 para 5.126, um aumento de 43%. Esse espaço é destinado ao armazenamento de contêineres com controle de temperatura, especialmente aqueles usados para o transporte de carnes congeladas, que é a principal commodity movimentada pelo terminal, considerado o maior corredor de exportação de frango congelado do mundo.

Mais caminhões

Em agosto, a TCP também fechou a compra de 17 Terminal Tractors (TTs) do modelo KT2i 4×2, fabricados na Polônia pela Kalmar, conhecidos como os mais modernos disponíveis no mercado. Esses novos veículos têm capacidade para transportar até 85 toneladas de carga e oferecem uma autonomia de três dias de operações ininterruptas, o dobro do período de trabalho dos veículos atualmente em uso no terminal. A chegada desses equipamentos, usados para movimentar contêineres entre navio, pátio, armazém e ferrovia, está prevista para o mês de novembro, o que aumentará a frota do terminal em 33%.

Além da aquisição dos TTs, a TCP também tem planos de adquirir mais 27 terminal trailers (semirreboques de caminhão) para complementar sua frota.

Compartilhe:
TAGS China Paranaguá Rubber Tyred Gantry Terminal de Contêineres de Paranaguá