Em relação às exportações, o destaque do terminal ficou para os produtos congelados, com 208.479 TEU, 8% a mais do que a marca estabelecida em 2021 (Crédito: Divulgação)
Portos do Paraná
TCP de Paranaguá encerra 2022 com a maior movimentação de sua história
Terminal de Contêineres chegou à marca de 1,16 milhão de TEU, 5% acima do volume registrado em 2021
O Terminal de Contêineres de Paranaguá, administrado pela empresa TCP, encerrou o ano de 2022 com a maior movimentação de sua história com 1,16 milhão de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento). O fechamento é 5% maior em comparação com 2021, quando a empresa movimentou 1,1 milhão de TEU.
Na opinião de James Cao, CEO da TCP, o crescimento registrado no ano passado foi fruto de sucessivos investimentos em produtividade após períodos conturbados no comércio exterior.
“Nossa estrutura ampliada possibilitou ao time operacional da TCP atingir níveis recordes de produtividade, resultando em mais navios sendo operados mais rapidamente, com redução significativa no número de omissões. Para 2023, vamos potencializar o nosso parque de equipamentos e capacidade de recebimento de cargas”, analisou o executivo.
Em relação às exportações, o destaque ficou para os produtos congelados – a TCP possui o maior número de tomadas para contêineres refrigerados entre os terminais brasileiros. Foram 208.479 TEU, o que representa 8% a mais do que a marca estabelecida em 2021.
“Um dos investimentos a ser consolidado em 2023 é a expansão do número de tomadas para contêineres Reefer, dos atuais 3.572 para 5.126. Isso nos concretizará como líder absoluto em infraestrutura para o mercado de carnes na América Latina”, comentou James Cao.
O aumento no número de exportações se deve ao crescimento no transporte pelo modal ferroviário. Um em cada cinco contêineres de exportação chegam ao terminal paranaense pela ferrovia, considerado um grande diferencial logístico da empresa, a única do sul do país com acesso direto em zona alfandegada. Com aumento de quase 40% em comparação a 2021, foram movimentados 189.014 TEU pelo modal.
Quanto às importações, os defensivos agrícolas cresceram 136% em relação ao ano anterior, no total de 21.024 contêineres em 2022, motivados pela liberação de novas licenças de importação. Também foram registrados aumentos nas importações de painéis solares e geradores fotovoltaicos, com 45% de crescimento.
Investimentos
No ano passado, a TCP assinou a aquisição de 11 novos guindastes do tipo RTG (Rubber Tyred Gantry), conhecidos no setor como transtêineres. Os novos e modernos equipamentos devem chegar ao terminal em 2023, e fazem parte de um pacote maior de investimentos, que contempla expansão do número de tomadas para contêineres refrigerados em 43%, subestação de energia, expansão dos gates de acesso ao terminal, aplicativo para caminhoneiros e novos caminhões para transporte interno de cargas.
A produtividade de navio subiu expressivamente em 2022 no terminal. Em outubro, a empresa alcançou 202 movimentos por hora (MPH) em um navio, maior produtividade já registrada pela empresa.
“O tempo de espera para atracação em nosso terminal caiu de mais de 13 horas em 2021, para 7 horas apenas. As constantes ações de melhoria da Portos do Paraná, Marinha, Praticagem, Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e outras autoridades do setor surtiram grande efeito na TCP, e somos gratos pelo trabalho realizado”, explicou o CEO.
James Cao explica que a flexibilidade logística foi uma aposta certeira para atender o mercado. O número elevado de serviços marítimos regulares, somado à ampla gama de modais logísticos como armazéns próprios e conexões com a ferrovia, permitiu que a TCP elaborasse fluxos logísticos.
“Para 2023, vemos que a dinâmica do mercado está voltando a favorecer exportadores e importadores, com fretes mais baixos. Com isso esperamos picos de volume maiores, os quais estamos preparados para atender”, completou.