Navio do armador Ocean Network Express (ONE): o serviço contará com duas escalas semanais (viagem sul e viagem norte) no Terminal de Contêineres de ParanaguáCrédito: Divulgação
Região Sul
TCP recebe serviço que conecta Europa, Mediterrâneo e Oriente Médio ao Brasil
Primeira escala está prevista para o dia 23 de setembro, com navio da Cosco
A empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) receberá, a partir de setembro, uma linha dos armadores Cosco Shipping Lines/OOCL e Ocean Network Express (ONE). O serviço é nomeado por cada armador como, respectivamente: East Coast South America-Europe 2 (ESE2), Europe-East Coast South America Express (EEX) e Latin-East-Coast Europe Express (LUX). A rota conecta países da Europa, o Mediterrâneo e o Oriente Médio à costa leste da América do Sul. Com a nova linha, a TCP alcança 19 escalas marítimas semanais.
A primeira escala no terminal está prevista para o dia 23 de setembro, com o navio Xin Nan Tong, da Cosco, com 4.200 TEU (20 pés de comprimento de contêiner). O navio sairá do Uruguai, seguindo para Argentina, Brasil, Espanha, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Portugal e voltará pela Espanha, Brasil e Uruguai.
“Este novo serviço contará com duas escalas semanais em nosso terminal (viagem sul e viagem norte) ampliando ainda mais nossa posição de liderança em número de serviços regulares ofertados com cobertura e conectividade global. A rota atendida por esta nova linha movimenta, além de diversos tipos de mercadorias, um grande volume de exportação de cargas refrigeradas. Paranaguá é hoje o maior corredor de exportação de carne de frango para o mundo e este novo serviço vem de encontro a esta demanda crescente em nosso terminal”, explicou a gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Brown.
Os contêineres refrigerados, aqueles que necessitam de controle de temperatura, utilizados para transportar carne congelada serão armazenados no pátio do terminal para mantê-los em funcionamento. Segundo a TCP, o espaço está equipado com conexões elétricas.
“A TCP está investindo no aumento da capacidade dos reefer e na melhoria da infraestrutura elétrica do nosso terminal para responder à crescente procura global. Atualmente, temos 3.572 tomadas reefer e, até o final do ano, chegaremos ao número de 5.126 tomadas reefer em nosso pátio, que é a maior capacidade reefer de toda a América do Sul”, destacou a gerente.
Além dos investimentos em estrutura reefer, a TCP possui três berços de atracação e sete ternos, que são as equipes que trabalham a bordo da embarcação, que favorecem o recebimento de novas escalas.
“Seguimos investindo em nossa estrutura e na qualificação de nossas equipes para atender nossos clientes e parceiros com excelência, diversos recordes de produtividade e movimentação foram batidos recentemente, mostrando que todas essas iniciativas estão trazendo resultados positivos para toda a cadeia logística do nosso estado”, completou Brown.
Este é o terceiro anúncio de novas linhas no Terminal de Contêineres de Paranaguá. Em fevereiro de 2023, a empresa anunciou o início das escalas do serviço Braservice, operada pelo armador panamenho CTM, e representada na América do Sul pela Poseidon Container Shipping.
Já neste mês de agosto, a empresa divulgou o serviço GS1/UCLA2/GSA conectando o Golfo dos Estados Unidos à Costa Leste da América do Sul, uma parceria entre os armadores Hapag-Lloyd, Mediterranean Shipping Company (MSC) e Ocean Network Express (ONE).