Exportações tiveram como principais destinos países asiáticos (Foto: Divulgação/Wilson Sons)
Região Sul
Tecon Rio Grande registra aumento na exportação de carne em 57%
Na movimentação de janeiro a julho deste ano, principais destinos da mercadoria foram países asiáticos
A operadora logística Wilson Sons informou nesta semana que registrou um forte aumento das exportações de carne suína no Tecon Rio Grande (RS). Nos primeiros sete meses do ano as vendas externas do produto tiveram crescimento de 57%, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a empresa, os principais destinos da mercadoria foram os países asiáticos, como China, Hong Kong e Singapura.
No período, as exportações de carne suína pelo terminal gaúcho totalizaram 7.199 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés), o equivalente a 3.620 contêineres, contra 4.578 TEU (2.307 contêineres) no acumulado de janeiro a julho de 2022. Este ano, o volume somou 102.051 toneladas do produto, enquanto em igual período de 2022 foram contabilizadas 64.751 toneladas.
Segundo a Wilson Sons, foram identificados alguns fatores que influenciaram no aumento nas exportações de carne suína no Tecon Rio Grande, como a recuperação de market share, pois os exportadores locais optaram por embarcar um volume maior pelo terminal gaúcho do que por Santa Catarina, em comparação ao ano passado.
A entrada em operação da linha marítima NeoSamba também foi um dos fatores, de acordo com a empresa. Com navios maiores e rota direta do norte da Europa ao Rio Grande, houve uma melhora no tempo de trânsito das mercadorias, trazendo maior agilidade e eficiência à operação.
Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande, ressaltou o papel relevante do terminal para a logística das empresas gaúchas.
“Oferecemos uma alternativa segura e eficiente para a movimentação de diferentes tipos de carga. Além da localização estratégica e dos investimentos realizados, a retomada da confiabilidade das escalas está garantindo uma expressiva recuperação de market share”, analisou.