Até então, o maior volume movimentado pelo Tecon Santa Clara havia sido em outubro de 2018, com 4.510 TEU, 5,6% inferior ao novo recordeCrédito: Divulgação/Jorgito Santos
Região Sul
Tecon Santa Clara registra maior movimentação de cargas na história
No mês de março, foram movimentados 4.765 TEU no terminal gaúcho, o equivalente a pouco mais de 31 mil toneladas
O Tecon Santa Clara, terminal de contêineres de navegação interior localizado no município de Triunfo, no Rio Grande do Sul, registrou no mês de março o maior volume movimentado de cargas desde o início de suas operações. Foram 4.765 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) movimentados, o equivalente a 2.539 contêineres e pouco mais de 31 mil toneladas movimentadas. Segundo a Wilson Sons, percentualmente, representa um aumento de 5% em contêineres e de 15% em toneladas.
Este é o maior índice transportado de cargas no terminal desde outubro de 2016, quando a parceria entre Wilson Sons e Braskem reativou o Píer IV e retomou o transporte de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o Porto do Rio Grande.
Até então, o maior volume havia sido em outubro de 2018 (4.510 TEU, 2418 contêineres ou 27.044 toneladas), 5,6% inferior ao novo recorde registrado.
Localizado estrategicamente no Polo Petroquímico de Triunfo, o Tecon Santa Clara realiza o transporte multimodal de cargas de importação, exportação e cabotagem. Conta com duas barcaças e quatro escalas semanais no Tecon Rio Grande, levando a carga gaúcha para o mundo.
Recentemente, a Wilson Sons ampliou em 33% a sua capacidade operacional com a inclusão da barcaça Guaíba de 160 TEU, em substituição da antiga de 120 TEU.
A Wilson Sons credita os bons resultados obtidos no Tecon Santa Clara ao longo de seus quase sete anos de operação nos investimentos feitos pela companhia, que aposta na eficiência do modal hidroviário e valoriza sua pegada sustentável. Um estudo realizado pela empresa mostrou que o transporte de contêineres via Tecon Santa Clara pode reduzir em mais de 80% a emissão de gases do efeito estufa se comparado com o transporte rodoviário.
Para o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinelli, o terminal de Santa Clara tem conquistado bons números devido a questões que envolvem eficiência, serviços, otimização logística e sustentabilidade.
“Este resultado se deve a um dedicado trabalho da área comercial junto aos clientes do Rio Grande do Sul, enaltecendo todos os benefícios que o modal hidroviário oferece, como segurança, sustentabilidade, regularidade, por meio de quatro escalas semanais e competitividade. Desde 2016, quando retomamos a operação, desenvolvemos diversas estratégias para demonstrar ao mercado as vantagens da navegação interior e hoje temos muitos clientes satisfeitos com essa operação. Além disso, a eficácia do projeto é uma realidade, o foco dos clientes na redução de emissões de gases de efeito estufa cresce constantemente, nos permitindo almejar uma evolução sustentável da operação”, analisou.
Em 2022, o Tecon Santa Clara foi destacado como um dos melhores do Brasil pelo Ministério da Infraestrutura no Prêmio Portos Brasil, na categoria Movimentação de Contêineres em Terminais Privados.